Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tristan - cavaleiro de Arthur

ROMANCE BRASILEIRO RECRIA O MITO DE TRISTAN


Uma tragédia conhecida mundialmente, um mito que atravessou os séculos, imortalizada pela memória popular, pelos trovadores medievais, por diversos autores, como Thomas Mallory, Joseph Bédier e Hannah Class, pela música, pelo cinema. Diversas versões de uma mesma história, baseadas em um tema romântico, trágico, de uma lenda celta que atravessou os séculos.
O guerreiro Tristan e a donzela irlandesa Iseuld, o casal de protagonistas da lenda, que sofre vários reveses ganha uma nova versão de sua história, mais humanizada, Tristan – cavaleiro de Arthur, lançamento da editora Iluminuras, escrito pela estudiosa de cultura celta Loreana Valentini.
A autora reconstrói a história do cavaleiro em uma bela e inédita recriação. O jovem príncipe de Lionèss, órfão – seu  pai morre em batalha, perdendo o reino, e sua mãe morre no parto – criado por um cavaleiro de seu pai, que esconde sua verdadeira origem, por acidente mata um amigo e se exila em um reino vizinho. De suas agruras e aventuras, o jovem se sagra cavaleiro, participa da defesa da Bretanha com Arthur, se torna comandante do exército de seu tio Marc, rei da Cornualha, luta pelo seu rei pela mão de uma princesa irlandesa, Iseult, que acaba sendo a causa de sua queda. Uma vida retratada pela amgústia da perda da honra, pela morte,
É um livro de personalidade, o tema do cavaleiro que luta pelo amor impossível de uma donzela comprometida, uma narrativa com um misticismo, que encantou e encanta gerações de leitores. Valentini consegue dar conta desta sua versão, de um jeito único, com mais detalhes e explorando o sentimento e a riqueza humana dos personagens do mito.
“Por um capricho me tornei Tristan...”, o cavaleiro se interpõe a um amigo, mergulhado em sua amargura. Um guerreiro exemplar, um músico explêndido, contudo um homem atormentado pelo desespero e sofrimento, em busca do perdão e do sentimento.
Através de diversas referencias e obras, a autora constrói um romance, misto da lenda e da pesquisa que fez, revelando uma extraordinária versão do mito, unindo a paixão pessoal pelo tema, pela mitologia céltica, história e cavalaria. Sua narrativa comporta-se da melhor maneira, bem colocada, bem ambientada em uma pesquisa histórica primorosa, com fortes descrições de batalhas. Marcando o seu intento de recriar uma história bem conhecida e responder às perguntas Quem é Tristan? Por que a associação de seu nome a tristeza? O que aconteceu na realidade em seu caso com Iseult? Questões que levantam a vida de um mito, de um cavaleiro, de um ser humano dividido entre o amor e a honra, em busca da redenção.
Um belíssimo romance, épico em sua magnitude, que lembra a erudição, a imaginação e aventura dos livros do mestre Tolkien.
 
Cadorno Teles
Enviado por Cadorno Teles em 20/11/2006
Código do texto: T296630
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Cadorno Teles
Amontada - Ceará - Brasil, 40 anos
76 textos (67041 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 00:05)
Cadorno Teles