Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Obra analisa o ato de cuidar de pacientes com câncer

 
   O ato de cuidar em oncologia não se restringe a apenas cuidar de pacientes com câncer. Trata-se de um trabalho social que envolve a equipe de enfermagem, os indivíduos adultos portadores de câncer e seus familiares, dentro do contexto médico-hospitalar da internação. Em O cuidar em oncologia, lançamento da Editora UNESP, as autoras Regina Célia Popim e Magali Roseira Boemer buscam referências na literatura para melhor compreender o cotidiano dos profissionais da saúde, em especial dos enfermeiros, no trabalho com doentes oncológicos.
   O livro é baseado na tese de doutoramento de Regina Popim, sob orientação de Magali Roseira Boemer. As autoras usam o referencial teórico-metodológico da fenomenologia social de Alfred Schütz. Schütz, por sua vez, segue os passos recomendados por Husserl, fundador da fenomenologia contemporânea, segundo a qual deve-se respeitar o princípio da ausência de pressupostos numa investigação séria e científica do conhecimento. Assim, Popim “suspendeu” todo juízo a priori para investigar o fenômeno do câncer vivido por adultos em situação de internação hospitalar. Essa atitude de suspensão permite que os fenômenos se mostrem e falem de si mesmos.
   O trabalho das autoras insere-se no contexto das atividades do grupo de enfermagem instituído no Rio de Janeiro e coordenado pela professora Florence Tocantins, que pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Pública, a partir da fenomenologia de Alfred Shütz, com enfoque à linha de pesquisa do tema Enfermagem e Sociedade.
 
Sobre as autoras
Regina Célia Popim é doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP. E atua no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado profissional, no Departamento de Enfermagem na FMB/ Unesp e, Especializações em Enfermagem Oncológica do Centro Universitário São Camilo/ SP.
 
Magali Roseira Boemer é professora Livre-Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/ USP. E atua no Programa de Pós-Graduação na mesma instituição.
 
Título: O cuidar em oncologia – diretrizes e perspectivas
Autoras: Regina Célia Popim e Magali Roseira
Número de páginas: 132
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32
ISBN: 85-7139-680-9
Data de publicação: 2006
Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br
----------------------------------------------------------Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | bia@pluricom.com.br
Carlos Sandano | sandano@pluricom.com.br
Fone/fax (11) 3872-2861 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br
===
Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 23/11/2006
Código do texto: T298842
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Douglas Lara
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 78 anos
517 textos (131723 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 14:00)