CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Filosofia na Educação do Professor

Filosofia na Educação do Professor
RESENHA
Dermeval Saviani

O texto possui como objetivo geral explicitar o sentido da tarefa da filosofia na educação. Vêm abordar questionamentos sobre a real necessidade e importância da filosofia inserida na educação já que esta desempenha um papel imprescindível na formação do educador, tanto assim que é posta como disciplina obrigatória no curso de pedagogia, mas onde se dá o ponto de partida da filosofia? Para que filosofar?
O ponto de partida da filosofia é dado como o nome de problema. Eis o objeto da filosofia, aquilo que leva o homem a filosofar são os problemas que o homem enfrenta no transcurso de sua existência; seria bem uma questão cuja resposta se desconhece e se necessita conhecer, eis aí um problema. O homem passa a filosofar a partir do momento que ele se questiona o porquê das coisas e de sua existência, é a partir deste questionamento e/ou reflexão que se dá o ponto de partida da filosofia.
A reflexão por sua vez se caracteriza por um aprofundamento da consciência da situação problemática, acarretando um salto qualitativo que leva á superação do problema no seu nível originário. Coloca-se como um pensamento consciente de si mesmo, capaz de avaliar, verificar o grau de adequação que mantém com os dados objetivos e medir-se com o real. Reflexão resume-se em curtas palavras em apenas um questionamento profundo, rigoroso e de conjunto sobre a existência de algo.
Em todos os momentos o homem esta fazendo escolhas, mas isso não significa que este esta refletindo, a ação não pressupõe necessariamente a reflexão, nessas situações o mesmo não possui uma consciência clara, explicita do por que faz assim e não de outro modo. Tudo ocorre normalmente, naturalmente, espontaneamente, sem problemas. Isso acontece pelo fato da filosofia não está somente presente na educação, e nem como uma dada disciplina, mas pelo fato desta está presente diretamente na vida do indivíduo, daí temos uma filosofia de vida.
Porém quando surge um problema qual não possui uma resposta precisa e tem-se a necessidade desta resposta e uma reflexão é feita para tal, formando a idéia do porque fazemos algo assim e não de outro modo, temos ai uma noção que contrapõe a filosofia de vida, chamada de ideologia. Seria quando o individuo possui uma ação – problema – reflexão – ação, e o individuo reflete sobre tal apontando pontos negativos e positivos.
Contudo o que leva o educador a filosofar são os problemas que eles encontram em suas tarefas educativas. A filosofia da educação possui como função acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecendo as tarefas e contribuições de disciplinas pedagógicas avaliando significados e soluções escolhidas.
Daniel Feitosa Barros
Enviado por Daniel Feitosa Barros em 19/06/2011
Código do texto: T3044074
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Daniel Feitosa Barros
Teresina - Piauí - Brasil
13 textos (44798 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/10/14 03:48)