OS FAZERES NA EDUCAÇAO INFANTIL

    
     Quem transita e convive no universo escolar e em especial, no universo da educação de crianças pequenas, sabe o quanto é desafiador, mas também maravilhoso e gratificante o trabalho realizado com elas, sabe o quanto é bom observar o encantamento da curiosidade se transformar em aprendizado, observar e contribuir para o universo de relações que se estabelecem, entender como aprendem, como se relacionam com o mundo ao seu redor faz parte do cotidiano dos pais e mães, das professoras e professores e da equipe pedagógica envolvida com o crescimento, com o universo de cada criança.
          Conheci Os Fazeres na Educação Infantil através de uma de suas organizadoras, a amiga Telma Vitória, atualmente professora e pesquisadora da UFAL na área da Educação Infantil e gostei muito do que fui lendo nos relatos em crônicas muito interessantes da creche Carochinha da USP de Ribeirão Preto.
          Por compreender que as dimensões do Educar, do Brincar e do Cuidar não podem ser dissociadas nem banalizadas e/ou realizadas de qualquer jeito é que acredito que um investimento sério na formação e na valorização dos profissionais envolvidos nessa etapa da vida da criança pequena é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Educação no país.
          é um livro que vale a pena ter na biblioteca de todas as escolas de Educação Infantil, pois não precisa ser lido “de carreirinha”. Pais e mães, professoras e professores, equipes pedagógicas das escolas e das secretarias, em muitos lugares responsáveis pela formação continuada dos profissionais que atuam nesta etapa de ensino, se beneficiarão muito com a leitura de um livro que é, a meu ver, um excelente referêncial de boas práticas para essa etapa da vida que não deve se curvar ao improviso institucionalizado que tem sido a regra do atendimento.


Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas. As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores do Cindedi,  da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto. Os temas abordados são - os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança e sua família na creche, a inclusão da criança com necessidades especiais, os afetos e desafetos, a organização dos tempos e espaços, a aprendizagem e seus desafios, os limites, a disciplina e a as múltiplas linguagens experimentadas pelas crianças, suas famílias e seus educadores.
 
: MARIA CLOTILDE ROSSETTI-FERREIRA, ANA MARIA MELLO, TELMA VITÓRIA, ADRIANO GOSUEN E ANA CECÍLIA A. CHAGURI
Editora: CORTEZ