CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto
    
OS FAZERES NA EDUCAÇAO INFANTIL

    
     Quem transita e convive no universo escolar e em especial, no universo da educação de crianças pequenas, sabe o quanto é desafiador, mas também maravilhoso e gratificante o trabalho realizado com elas, sabe o quanto é bom observar o encantamento da curiosidade se transformar em aprendizado, observar e contribuir para o universo de relações que se estabelecem, entender como aprendem, como se relacionam com o mundo ao seu redor faz parte do cotidiano dos pais e mães, das professoras e professores e da equipe pedagógica envolvida com o crescimento, com o universo de cada criança.
          Conheci Os Fazeres na Educação Infantil através de uma de suas organizadoras, a amiga Telma Vitória, atualmente professora e pesquisadora da UFAL na área da Educação Infantil e gostei muito do que fui lendo nos relatos em crônicas muito interessantes da creche Carochinha da USP de Ribeirão Preto.
          Por compreender que as dimensões do Educar, do Brincar e do Cuidar não podem ser dissociadas nem banalizadas e/ou realizadas de qualquer jeito é que acredito que um investimento sério na formação e na valorização dos profissionais envolvidos nessa etapa da vida da criança pequena é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Educação no país.
          é um livro que vale a pena ter na biblioteca de todas as escolas de Educação Infantil, pois não precisa ser lido “de carreirinha”. Pais e mães, professoras e professores, equipes pedagógicas das escolas e das secretarias, em muitos lugares responsáveis pela formação continuada dos profissionais que atuam nesta etapa de ensino, se beneficiarão muito com a leitura de um livro que é, a meu ver, um excelente referêncial de boas práticas para essa etapa da vida que não deve se curvar ao improviso institucionalizado que tem sido a regra do atendimento.


Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas. As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores do Cindedi,  da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto. Os temas abordados são - os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança e sua família na creche, a inclusão da criança com necessidades especiais, os afetos e desafetos, a organização dos tempos e espaços, a aprendizagem e seus desafios, os limites, a disciplina e a as múltiplas linguagens experimentadas pelas crianças, suas famílias e seus educadores.
 
: MARIA CLOTILDE ROSSETTI-FERREIRA, ANA MARIA MELLO, TELMA VITÓRIA, ADRIANO GOSUEN E ANA CECÍLIA A. CHAGURI
Editora: CORTEZ

 
 
 
 
 


EDNA LOPES
Enviado por EDNA LOPES em 10/07/2011
Reeditado em 24/11/2012
Código do texto: T3086652
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Edna Lopes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
EDNA LOPES
Maceió - Alagoas - Brasil, 51 anos
1208 textos (304814 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/09/14 02:32)