Literatura de Testemunho

O que sabemos de verdade a respeito da 2ª Guerra Mundial? Como teria sido a vida nos campos de concentração? Havia esperança? Por que muitas pessoas não acreditam no holocausto?

Até meus 16 anos tratava a Segunda Guerra, como um fato normal da humanidade aonde milhões de judeus foram mortos “sem motivo aparente”.

Mas foi com 17 anos que as coisas mudaram.

Logo que comecei a faculdade me deparei com um trecho de um livro na internet que me instigou profundamente: “Estamos transformados nos fantasmas que havíamos deslumbrado na noite passada. Então pela primeira vez nos demos conta de que nossa língua não tem palavras para expressar esta ofensa, a destruição de um homem. Em um instante, com intuição quase profética, a realidade nos é revelada: chegamos ao fundo. Mais fundo que isso não se pode chegar: uma condição humana mais miserável não existe tampouco se pode imaginar. Não temos nada nosso: tiraram-nos as roupas, os sapatos e até os cabelos; se falarmos, não nos escutarão, e caso nos escutassem, não nos entenderiam. Até mesmo o nome nos tiraram: e se quisermos conservá-lo deveremos encontrar dentro uma força arquitetada de tal maneira que, atrás do nome, algo nosso, algo do que um dia fomos, enfim permaneça.

Pois imaginem agora um homem a quem, além de suas pessoas amadas, roubem-lhe também a casa, os costumes, as roupas, tudo, literalmente tudo o que possui: será um homem vazio, reduzido ao sofrimento e à necessidade, vazio de dignidade e de juízo, porque àqueles que perderam tudo ocorre que se perdem a si mesmos [...]"

Procurei saber quem era o escritor e um nome apareceu: Primo Levi.

Fiquei mais instigado ainda e fui buscar informações a respeito.

O que descobri foi incrível.

Primo Levi, foi um dos pouquíssimos judeus italianos que sobreviveram à Segunda Guerra.

Resumidamente: Ele nasceu em Turim e aos 23 já era químico. Porém, com espirito de jovem decidiu entrar para um grupo revolucionário. A ideia foi boa, mas a prática foi desastrosa. Ele e seus amigos foram pegos pela SS e mandados para Auschwitz.

Todos sabiam que de uma forma ou de outra, todos morreriam ou de fome, de doença, ou simplesmente pela vontade dos homens da raça pura e superior.

Deixarei uma lacuna em aberto para aqueles que desejarem conhecer a história e vida de Primo Levi. O livro em questão se chama “É isto um homem?” e pode ser encomendado nas principais livrarias.

Posso garantir de antemão que a leitura não é fácil de ser digerida. Vários sentimentos se sobressaem durante essa experiência que fica difícil ler mais do que 3 ou 4 páginas sem antes parar, respirar fundo e fazer uma pequena reflexão. A sensação é que cada linha, cada paragrafo, cada história é fruto da imaginação de Primo Levi, coisas absurdas e inimagináveis. Mas é aí, que já no final do primeiro capitulo o surreal deixa de existir e a verdade nua e crua entra com tudo sem bater na porta ou pedir licença. Não há filme ou documentário que descreva tão bem os campos de concentração como a narrativa de Primo Levi faz.

Depois de ler o livro, a visão que temos do mundo muda significativamente.

A dica para 2012 está aí.

Independente se você não gosta do assunto, ele está vivo em mim, em você, em todos nós.

Vale (E MUITO) a pena a leitura.•.

Daniel Veras
Enviado por Daniel Veras em 26/12/2011
Reeditado em 26/12/2011
Código do texto: T3407019
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.