Sombras na Escuridão, de José Neres – um claro achado

Vinha mesmo pensando na palavra ‘encontrar’, que além de ‘achar’ quer dizer ‘descobrir’, quando concluí a leitura deste ELivro: ‘sombras na escuridão’, uma coletânea com 13 — número sombrio — contos mais longos e 46 micro-contos, todos da autoria do colega José Neres. E foi buscando referencia para ‘Negra Rosa & Outros Poemas’, livro dele que eu já havia lido e comentado muito antes e agora linkei lá no Quintextos, que acabei topando com este 'sombras', que por ser um livro de contos logo me chamou a atenção, baixei e li.

O primeiro conto, embora interessante, confesso que não me ‘pegou-pegando’, mas do segundo em diante, aí não quis mais parar, as histórias me envolveram tanto e de um tal jeito que nem as raras falhas de digitação aqui e acolá, principalmente nos primeiros textos, me fizeram perder o interesse de chegar ao final, e olhe que eu sou chata com isso, certos detalhes me incomodam mesmo, pois me desconcentram e nesse ponto não me envergonho em admitir meu perfeccionismo. E neste item — revisão — ponto para os ELivros, onde é mais fácil a correção, não?

Dentre os que mais me marcaram destaco: Poesia, Libertas Quae Sera Tamen, Feliz Aniversário, A Voz do Brasil, Limites, Reflexão, Reflexo no Espelho e História de um Livro. Os demais são igualmente muito bons e todos devem ser lidos. Dos micro-contos então, gostei de todos, e serviram para me revelar uma nova faceta do autor, a habilidade com textos deste tipo. Parabéns, Neres, foi uma leitura muito agradável e fluída.

Os contos exploram vários temas e alguns são classificados pelo próprio autor como ‘carregados de violência e ironia’. Isso depende de cada um. De ironia sim, o que valoriza qualquer texto, penso, já quanto à violência... Estou tão ‘curtida’ pela crueldade no mundo que não achei os contos tão violentos assim — um deles me chocou, verdade — mas esse aspecto é muito subjetivo. Leia e tire suas próprias conclusões. Esse livro foi para mim um achado dos últimos dias, pois pouca coisa me alegra mais do que topar com algo que não estava procurando e que, espontaneamente, me chama a atenção e eu gosto. Para que não pensem que esta é uma ‘resenha de amigos’, coisa que não costumo fazer ou apoiar, saibam que José Neres participou dos volumes I e II do 15 Contos, mas nem por isso me avisou de que este livro estava disponível em sua escrivaninha aqui no Recanto, desde maio de 2013. Ainda bem, pois se tivesse me avisado teria diminuído (quem sabe) o efeito surpresa do acaso de ‘achar’, eu acho.

Ficha técnica:

Titulo: sombras na escuridão

Gênero: contos

Autor: José Neres

ISBN: 978-85-904976-8-4

Formato: EBook gratuito (PDF)

Link: www.recantodasletras.com.br/e-livros/4269735

Comentário originalmente publicado em Bluemaedel

bluemaedel.blogspot.com