Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre "Ladrões de Palavras" de Michel Schneider

Um interessante autor, acho que obrigatório para qualquer escritor ou pesquisador é para mim Michel Schneider. Estou, na minha volta as atividades de pesquisa percorrendo o autor de forma a verificar em meu caminho de pesquisadora algum possível deslize autoral. Assim, deixo aqui a recomendação do autor. Caso haja tempo vou fazer uma e outra resenha para ajudar o espacó Teoria Literária. Estou de vez em quando percorrendo a sua obra, portanto é só uma questão de tempo para sentar e escrever e seleciono trechos de interesse para resenhas.
Schneider me foi recomendado pelo querido Professor Antônio Fausto Neto com quem tive uma rápida e tocante convivência no início de meu doutorado na ECO/UFRJ.
Com um prefácio intitulado "A insônia de Escrever", com o qual me identifico, o autor passeia por diferentes estratégias e recursos da escritura em seu limite com o plágio, o palimpsesto, o pasticho, a origem e a originalidade do pensamento e da escrita como movimentos psicanalíticos que podem chegar a uma psicopatologia da autoria, e sobre questões como o empréstimo, a impressão e a influência - como também o roubo, a violação e a má fé.
Com um abraço da Aurea/Cida nesta insônia de escrever...

Schneider, Michel  Ladrões de Palavras: ensaio sobre o plágio, a psicanálise e o pensamento. Tradução Luiz fernando P.N. Franco. Campinas: Editora UNICAMP, 1990 (o meu é 1990, mas pode ter sido reeditado, OK?)


Aurea Maria da Rocha Pitta
Enviado por Aurea Maria da Rocha Pitta em 21/08/2005
Reeditado em 21/08/2005
Código do texto: T44098
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Aurea Maria da Rocha Pitta
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 65 anos
26 textos (7406 leituras)
1 áudios (305 audições)
4 e-livros (851 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 20:27)
Aurea Maria da Rocha Pitta