Primavera da Prosperidade, florescer de melhor Viver!
Receber um convite para prefaciar uma obra é sempre um prazer, mesclados com honra e compromisso, e uma imensa responsabilidade. Dr. Silvério da Costa Oliveira é um intelectual de grande formação: escritor atento e pesquisador dos nossos complexos temas contemporâneos, revela-se um pesquisador permanente quando o assunto é vida e comportamento humano. Seus trabalhos anteriores confirmam este percurso.
Primavera da Prosperidade é um livro tenso, intenso e repleto de imensas questões que remetem o nosso sentipensar a busca permanente de equilíbrios entre nossas tantas lidas e lutas.
 Ao ler os originais deste seu novo trabalho inúmeras foram as ideias que reverberaram em mim, pois vivo, como muitos de nós, momentos em que a Vida se torna repleta de desafios. O principal deles está em superar nossas tantas limitações e seguir adiante, considerando que todos nós somos sujeitos de escolhas. Destaco aqui alguns pontos com os quais os leitores inevitavelmente se identificarão.
A narrativa aqui construída remete-nos a uma peça de teatro, onde personagens emergem com angústias existenciais, dilemas a serem compreendidos e, com absoluta certeza, existências a serem aprimoradas. Referenciais teóricos abordados de modo singular demonstram que fazer um texto pode ser tarefa que envolva músicas, textos bíblicos, poesia e literatura, em um modo de escrever que amplia nossas percepções e nos faça compreender sentidos e significados para nossas personalidades em permanente movimento de evolução.
Os cinco capítulos que compõem esta obra possuem uma linearidade dinâmica, existencial e plena de possibilidades de ressignificação: vi-me desafiado a rever meus próprios caminhos e encontrar neste fazer a alegria do enfretamento, não como atitude agressiva, mas sim como momento de me colocar frente aos meus tantos desafios sentindo-me capaz de exercer resiliência e gratidão, afinal, estou tendo a oportunidade de aprimoramento frente às vicissitudes e adversidades encontradas ao caminhar.
Se sou motivado a desejar sucessos, tenho que saber o sentido disso em minha vida. Se preciso me sentir bem, o que fazer para que minhas escolhas me devolva este bem estar? Que sistema de crenças emerge em mim, nas minhas ações cotidianas? Que aparatos posso fazer uso para melhor viver, ser, fazer e compreender minhas inserções no mundo, minhas relações com os outros e comigo mesmo?
Outra proposição aqui se faz presente: de que modo, lidando com o fenômeno da vida, podemos atingir momentos de mais tranquilidade, calma, bem-aventuranças, em um tempo corrido, onde Kronos devora seus próprios filhos e o tempo Kairós em todos nós parece fenecer?
A aposta do Dr. Silvério envolve um tempo de parar para refletir, pensar, e com isso se posicionar como seres em busca de saúde, onde o cuidar de si favoreça melhor compreender o outro, e os outros, que somos todos nós.
Brindemos esta obra, com o latente Desejo de mais Saúde para todos nós!
Aos leitores, desejo uma feliz caminhada rumo ao encontro de ferramentas que sejam capazes de apoiá-los em seus processos de mudança e ao autor, agradeço o convite com votos de sucessos plenos em suas ações.
Professor João Beauclair
Vivenda dos Anjos, Boca do Mato
Cachoeiras de Macacu RJ
Primavera/2013
 
Professor João Beauclair