Analisando o sociólogo Webber

Quando falamos em sociologia, os primeiros nomes que são citados são os expoentes Durkheim e Marx. Mas como em todos os segmentos não são os únicos: Também podemos tomar como referencial o alemão Max Weber. Que tem um peculiar modo de analisar a sociedade e em especial a educação.

Percebe-se ao longo do texto, que Weber vê a sociedade sendo sustentada através da interação entre os indivíduos que a compõe. Pois como se sabe, a humanidade é composta de seres que direta ou indiretamente, necessitam uns dos outros. Essa interação, do seu ponto de vista, é realizada através de formas de dominação, que podem ser tradicional, carismática ou racional-legal.

Analisando o modelo de Estado Moderno, grupos de indivíduos de uma sociedade tendem a serem dominados por alguns poucos elementos da mesma. A racionalização permite que a sociedade debata certos temas. Que ora geram conflitos entre os seus componentes. Porém é importante ressaltar que não são todos os indivíduos que debatem.

Por esta ótica, vemos que a educação é uma forma de dominação. Quem a detém, estabelece condições de dominar outros indivíduos da sociedade. Debate , procura entender o que acontece ao seu redor. Tudo isso, sem o utilizar a força. Logo para Weber, a pessoa que possui um determinado nível de educação tem grandes possibilidade de adquirir status, exercendo determinados cargos.

Desse ponto de vista, podemos analisar que o nosso atual modo de educação, baseia-se em um treinamento de determinados elementos, para dominar o demais componentes da sociedade. Essa educação baseia-se em despertar o carisma, tornar cidadão e transmitir um conhecimento ao seu aluno.

Ressalta-se ao longo do texto que o carisma é dom de poucos, logo não é transmitido através da educação. Mas pode ser estimulado, através da utilização de determinadas técnicas para o mesmo. Já tornar cidadão é estabelecer que o aluno deve respeitar (ou aceitar), determinadas regras. Sem as questionar. E me último caso, está a transmissão de conhecimento.

Esse é o estágio em que os aluno irá evoluir, ou ser treinado para assumir determinados cargos em sua sociedade. Ao longo desse processo poderá deixar de ser dominado, e passar a ser dominador.

Ou seja, a educação, na ótica de Weber, nada mais é do que uma poupança. Em que ao longo da vida ao investimos anos e anos nos estudos e colhermos os lucros desse investimento, na forma de status, dinheiro e honra.

A educação que deve ser um direito de todos os cidadão, independente de sua origem, de sua camada social, não deve ser encarado apenas como uma forma de se obter lucros. Deve ser também, uma forma de se evoluir seja como parte de uma sociedade, seja espiritualmente.

Maurício Sabas
Enviado por Maurício Sabas em 06/04/2014
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