FRAGMENTOS DO TEMPO - LUDOVIKO V

FRAGMENTOS DO TEMPO V - TENTATIVAS FRUSTRADAS

Como é do conhecimento geral, no estado do Maranhão, a prática do candomblé, há muito herdada dos escravos africanos, é bastante difundida por seus nativos, e como tal, já faz parte do seu folclore.

Ludoviko embora cético quanto a esta prática, entre a infância e a pré adolescência chegou a visitar dois terreiros, impulsionado tanto pela curiosidade, como na pretensão de tirar vantagens. Porém em seus propósitos, não foi bem sucedido, vejam só por quê:

Ao tomar conhecimento que ia haver uma grande festa com muita comida a ser distribuída entre os presentes, Ludoviko ficou bastante eufórico, e lá se foi ele, acompanhado com um coleguinha, ao terreiro de seu Titico.

Acontece, porém, que Ludoviko desprezando a boa etiqueta, não se vestira adequadamente para a solenidade, ou seja, adentrou o recinto apenas de calção curto e descalço, talvez por isso, em pouco tempo alguém com a mão em suas costas o conduziu para a saída.

Dessa forma, ficou deveras desapontado e desiludido, pois em meio a tanta fartura, teve que se retirar da festa de forma tão prematura, sob livre e espontânea pressão, e o pior, sem provar um docinho sequer.

A segunda vez ocorreu anos depois, já um pouco maior, por ocasião da cerimônia de "desenvolvimento espiritual" da cabrocha Marieta, morena bem dotada e muito disputada pelos mancebos do lugarejo.

Ludoviko recorda com um suspiro de pesar, a forma brusca com que foi recriminado, e sorri amplamente, lembrando que mais uma vez fora sumariamente expulso do evento por motivo banal.

Notadamente porque já estava quase em transe acompanhando os movimento da cabrocha, que comandada pelo "caboclo Ariolino", fazia um ritual estranho, e quando se abaixava deixava a mostra a comissão de frente, todavia, houve quem não aprovasse sua atenção exagerada. Contudo, ao ser inquirido se estava 'brechando", protestou veemente, afirmando estar observando o "caboclo Ariolino", porém tal desculpa não foi aceita pelo seu opositor, e graças a esse episódio não mais pôs os pés em outro terreiro, finalizando assim, sua breve participação umbandísticas.

MIRA MAIA 10/04/2013