FRAGMENTOS DO TEMPO - LUDOVIKO VI

CURIOSIDADE

Conforme disse anteriormente, Ludoviko sempre me acompanhava gentilmente no horário de almoço até que eu apanhasse o transporte que me levaria em casa, entretanto certa vez, avisou-me que naquele dia tinha um compromisso e não poderia me acompanhar.

Ocorre que coincidentemente, eu também havia marcado um encontro, e não iria almoçar em casa, porém quando ele tomou conhecimento desse fato ficou apreensivo e logo encheu-me de perguntas: - onde seria ? por que? e com quem eu iria me encontrar.

Confesso que ao notar o espanto de Ludoviko, em relação ao que eu lhe falara, tive

a ideia de me divertir com a situação, coisa que sempre gostei de fazer, esse grande defeito, é resultado do meu jeito palhaço de ser. Então para atiçar ainda mais a sua curiosidade já bastante aflorada, resolvi fazer um certo suspense, e pondo em prática meu plano, com ar de inocente, assim falei:

- Vou encontrar-me com alguém que é muito importante pra mim, o qual não vejo há muito tempo, e como ele chegou hoje a Fortaleza, e não conhece bem a cidade marquei um encontro com ele na Praça dos Leões, onde em seguida decidiremos aonde iremos almoçar e aproveitando o ensejo, por os papos em dia.

Na realidade estava sendo sincera, só que essa escolha deu-se por dois motivos justos, primeiro porque o transporte que ele vinha passava nessa praça, e segundo que, por ser um ponto de referencia bem conhecido, não havia como nos desencontrar, mas esses detalhes importantes tratei de ocultar do nosso amigo Ludoviko.

E foi assim que Ludoviko caiu como um patinho, e a reação esboçada por ele, me surpreendeu bastante, visto que foi além do que eu imaginei, razão pelo qual não deu para me conter, tanto é que quase não parava mais de rir, pois ele ficou furioso e quase à beira de um colapso me perguntou várias vezes se eu era doida, pois eu devia saber que aquela praça só era frequentada por prostitutas e ladrões (hoje ela está bastante mudada).

Não satisfeito com o desabafo Ludoviko visivelmente aborrecido por não conseguir me convencer a desistir do tal encontro, resolveu mudar seu compromisso para outro dia, e sob meus protestos acompanhou-me até a praça com a desculpa de que eu não poderia ficar ali sozinha, etcetera e tal.

Maquiavelicamente me divertindo com o impasse, continuava a sorrir, mas fingindo preocupação, tentava afastá-lo a todo custo, todavia intimamente antegozava o impactante desfecho. E tal aconteceu após tão conturbada espera, mas para desespero de Ludoviko, meu compromisso era com meu irmão, que viera de Brasília fazer um curso de reciclagem profissional na Embratel.

Após recuperar a cor que perdeu com o susto que levara, aliviado Ludoviko voltou a sorrir, mas ainda desconfiado cumprimentou ligeiramente meu irmão, e na tentativa de fugir dos comentários sobre o tão falado episódio, alegando não poder ficar mais tempo tratou logo de escapar.

Acontece que esta atitude precipitada não o favoreceu a se safar impune, pois ao ouvir meu irmão insistir para que ele ficasse mais tempo, tive que intervir e explicar porque ele não podia ficar e o motivo dele estar ali. E meu irmão que adora fazer gracejos por tudo, (é de família) deu boas gargalhadas.

Dessa forma Ludoviko embora envergonhado, entrou na brincadeira e resolveu ficar conosco e comemorar a chegada de meu irmão, ganhando de imediato a simpatia do mesmo. Tanto é que até hoje perdura uma sincera amizade entre todos nós.

MIRA MAIA 19/04/2014