FRAGMENTOS DO TEMPO - LUDOVIKO VII

- REMINISCÊNCIAS

Ludovico aprendeu cedo o que muitas pessoas passam uma vida inteira por aprender. Tendo que morar em uma cidade onde não tinha familiares próximos costumava sempre se revezar nas casas das pessoas que o apoiava, explicando ainda, que usava sempre essa estratégia para que não se cansassem de sua presença. Essa foi a resposta dada à minha pergunta por que morara em vários bairros de Fortaleza.

Todas essas pessoas as quais o amparou, em sua maioria pertenciam a uma só família, pessoas esta das quais ele fala com muito carinho e admiração, algumas já partiram para o andar de cima, mas permanecem vivas na sua lembrança.

O que mais me admiro, é que em nenhuma das vezes ele demonstra traumas ou ressentimentos ao relatar os episódios marcantes da sua vida, muito pelo contrário, conta sempre sorrindo ressaltando o lado cômico do acontecido.

Conta Ludoviko, que certa vez estava morando em uma residência em que a dona da casa agia como se fosse sua mãe, e esta atitude chegava a despertar ciúmes em um dos filhos dela. Como exemplo, ele conta que um dia, esse filho chegou de surpresa no horário do jantar, e como só restava um bife, sua benfeitora negociou com ele, no sentido de preparar o bife para seu filho e fazer-lhe um ovo, no que de bom grado aceitou.

Acontece que o filho enciumado desabafou: - É isso mesmo, a mamãe agora trocou o amor de seus filhos por o de um estranho, chego aqui para jantar com ela, mas estou sendo discriminado, para o estranho ela faz um ovinho mole, que não dá nem trabalho para comer, mas pra mim ela põe um bife duro, que dá maior trabalho para mastigar.

Houve um benfeitor de Ludoviko do qual sempre se refere com admiração e amor, que afirma ter lhe tratado como um verdadeiro pai, pois além de orientação e bons exemplos de honradez e firmeza de caráter, ainda patrocinou a sua carteira de habilitação para dirigir veículos de passeio, como também, com total confiança, costumava mandar dirigir o seu carro, apenas exigia que obedecesse rigorosamente às normas de trânsito.

Há também uma senhora a quem chama de irmã, que o apoiou bastante, não somente a ele como também ao seu irmão, o qual a seu pedido também morou na casa dela, onde permaneceu até se estabilizar profissionalmente, notadamente por ser um jovem bastante responsável, que aproveitando bem a chance preparada por Deus, venceu com perseverança e árduo trabalho.

Foi essa Senhora que se responsabilizou por seus estudos, dando-lhe apoio moral e financeiro, tendo inclusive se proposto a patrocinar a sua formatura por ocasião do término do curso médio, (então segundo grau) garantindo-lhe inclusive dar o vestuário de gala, o qual até já havia escolhido na loja.

Ocorre, porém que Ludoviko foi impedido de realizar esse sonho, visto que na véspera da festa, em um passeio noturno foi atacado por assaltantes, e na tentativa de impedir que levassem seu relógio, foi bastante ferido à faca no braço esquerdo, porém além da frustração de não poder comemorar plenamente o sucesso em seus estudos, ainda restou-lhe uma cicatriz que traz até hoje, comprovação constante do pesadelo sofrido.

Mira Maia 21/04/2014