Resenha para "A face oculta da Galáxia"

Resenha para "A face oculta da Galáxia"

Arlene Caetano traduziu diversos livros, entre eles "A psicanálise dos contos de fadas", de Bruno Bettelheim (Ed. Paz e Terra). Ela faleceu no último dia 16 de fevereiro de 2011, aos 66 anos. Dela é esta pequena resenha do meu romance "A face oculta da Galáxia", que transcrevo abaixo:

RESENHA DE “A FACE OCULTA DA GALÁXIA”


Arlene Caetano


“A face oculta da Galáxia” (romance de ficção científica e espionagem) – por Miguel Carqueija. Prefácio de Jorge Luiz Calife. Edição virtual de www.casadacultura.org, pelo “link” de ficção científica. Segunda edição pelo Recanto das Letras.


A história que Miguel nos conta desta vez é a do arrependimento progressivo e redenção da personagem principal, Vésper, que se lança numa missão espacial quase mística e religiosa: a de restaurar o equilíbrio do Universo. Um monólito que administra este equilíbrio foi roubado.
A história, apesar de dramática, se passa num clima de comédia, o que dá às vezes um tom mais leve à narrativa. Miguel é bom nos chistes e nos diálogos bem naturais. A luta entre o Bem e o Mal que é uma tônica moral de seus livros também aparece neste. Envolve inclusive a trajetória de outra personagem, a menina, Bianca, acolhida emocionalmente pela heroína.
As facções que brigam pela posse do monólito o fazem por poder mas nem sempre por razões muito claras, o que deixa um mistério no ar.
O uso de muitos nomes inventados para comidas e acidentes geográficos, de armas e aparelhos, cria um clima risível e descontraído que perpassa as descrições.
Desta vez Miguel dá à história um inesperado final, com um suspense, que a distingue de suas demais tramas por deixar uma incógnita, em vez de estabelecer um final feliz ou previsto.
Em suma é uma história que apesar da seriedade dos conflitos da heroína, e da luta entre forças construtivas e destrutivas, é construída de maneira cômica, o que a torna divertida, e de aventura e ação.
Vale a pena conferir.
Arlene Caetano
Enviado por Miguel Carqueija em 24/07/2014
Código do texto: T4894869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.