CENA DE "OS IRMÃOS KARAMÁZOVI"



     Os três irmãos e o velho pai se reúnem em sala do mosteiro  onde habitam o sábio monge Zósima com seus discípulos, entre os quais Aliocha, o que busca a pureza e a retidão das ações, o mais jovem dos Karamázovi.
     De repente, explode o de sempre antagonismo entre Fiódor, o pai, e o filho mais velho Mítia (Dimitri), por causa de uma mesma mulher que ambos pretendem. Mítia, em acesso de fúria, diz: "Por que tal homem existe?"  Não é difícil se imaginar que tal frase soa como uma ameaça explícita de Dimiti ao próprio pai.
   O monge Zósima ergue-se, aproxima-se de Mítia e, para estupefação de todos, ajoelha-se ao pés do rapaz, em profundíssima saudação. 
   A reunião acaba logo em seguida, todos se retirando terrivelmente perturbados.
      No dia seguinte, Aliocha se encontra com o mestre, que lhe explica o próprio gesto de humildade, o ajoelhar-se diante do irmão mais velho do seu amado discípulo: "Ontem, inclinei-me diante do futuro sofrimento dele". 



                             ********




O significado profundo desta cena me irá acompanhar até o derradeiro dos meus dias. Dostoiévsky sabia tudo da alma humana. Tudo. Antes da eclosão da Psicanálise. A bênção, Mestre.