Para cima e não para norte (Patrícia Portela)

Sinopse:

"Para Cima e não Para Norte baseia-se na história

verídica de um Homem Plano e do seu percurso

pessoal para se tridimensional.

O Homem Plano é um super-herói, que se descobri

com apenas duas dimensões e se desafia a

conquistar uma terceira, passando por várias noções

de perspectivas."

Para Cima e não Para Norte conta a história de um Homem Plano, que aparentemente vive em livros. Esse possui uma vida quase como a nossa: possui família, trabalha e lê em alguns momentos só que diferente de nós, os Homens Espaciais que vivem no mundo 3D, os Homens Planos deslizam pelas letras e, assim, conseguem ler.

Reconhecendo a trajetória e interpretando-a simultaneamente, eu aprendi a ler como os Homens Espaciais. Eles não deslizam pelas letras, eles sentem-nas. (p. 134)

Certo dia este Homem Plano que narra a história encontra uma "letra desconhecida" que é, na verdade, uma digital. E depois disso sua vida muda por completo, pois sua curiosidade é instigada até que ele cria uma teoria que envolve os mundos 2D e 3D e isso muda a história.

O livro tem um formato bem dinâmico, fácil e gostoso de ler em sua maior parte, tendo mais para o final suas folhas realmente preenchidas por completo. Particularmente vi-o separado em antes e depois da teoria desenvolvida pelo personagem que o leva a ser preso (uma das melhores partes) e o final foi meio cansativo, mas o livro no todo considerei como bom. Dele pode-se extrair a ideia da curiosidade estimular a buscar mais conhecimento e defender suas ideias até o final, e sair de um mundo mais simples (o 2D) para uma visão tridimensional de tudo.

Ana P A
Enviado por Ana P A em 07/09/2014
Código do texto: T4953106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.