A ARTE DE GERENCIAR A MUDANÇA

¹ Maria Gerusa Gomes Santos

O texto a “arte de negociar a mudança, da autoria do Jayme Alexandre Dias de Lima, tendo como suporte teórico superficialmente o diretor de estratégias Kirk Klasson, 2007, no entanto outros autores são usados de forma mais ampla, como a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. A mesma fez um estudo abordando a questão da aceitação à negação da mudança, dividindo esse estudo em 4 (quatro) partes : tendo como ponto de partida a fase negação, onde as pessoas pensam na mudança como algo passageiro, algo fora do real e acaba não dando importância a mudança e desse modo chega a segunda a fase a da Resistência, que nesse caso apresenta justamente pela não aceitação da mudança. A pessoa nessa fase dificulta as relações e quando essa resistência aparece chega a terceira fase a exploração, nessa fase a pessoa já consegue compreende que a mudança é real, tanto que nessa fase o individuo já busca formas de melhor o desempenho, dando inicio a quarta fase a do compromisso, onde nada mais pode ser negado, agora é a fase de abraçar as causas dando inicio definitivo as mudanças em busca de melhorar e desempenhar com êxito o que lhe foi confiado. O papel do gestor tem na verdade a missão de fazer da forma possível o que está encarregado de fazer. O autor ainda usa como embasamento o nível de envolvimento necessário para a mudança impactada pela presença de alguns geradores de negação e resistência clássicas como: Incerteza, algo que não é facilmente lidado pelas pessoas, por apresentarem situações de desconforto e desse desconforto surge a paranoia da invasão de privacidade, nesse caso aparece a questão da mudança. Outro ponto é destacado na arte de negociar: novas responsabilidades e como sabemos responsabilidades gera ameaças, aponta também a questão das mudanças e técnicas, que nesse caso é deixa o “velho” abrir-se ao novo é introduzir novas ferramentas e juntas com essa técnicas novas, surge o que pode ser chamado de mudanças sociais que nesse caso é marcado pelas mudanças algo difícil de lidar. Outro fator relevante é a crise, onde diante de uma a pessoas sai da zona de conforto, no entanto pode ser a oportunidade para demostrar que todas as outras fases já foram assimiladas com proficiência. O fator principal da gestão não poderia deixar de ser lembrada a Comunicação ferramenta primordial na Gestão da mudança onde as pessoas precisam se situar de fato e compreender que algo novo está acontecendo e entender o propósito real da mudança o autor ainda relata em seu texto todos os estágios da comunicação essencial a comunicação presente nas fases: negação, resistência, exploração, compromisso. E por fim apresenta fatores essenciais para a gestão da mudança que são: capacitação, visibilidade e responsabilidade, adaptações, padrões de desempenho, envolvimento, benefícios associados a mudança, espaço de transição, revisão frequência. O texto A Arte de Negociar a Mudança é um texto bastante importante a quem se interessam ao mundo dos negócios, as mudanças aos compromissos às responsabilidades. Interessa principalmente aquele que pretende gerenciar um negociar, visto que o texto traz consigo fatores primordiais a serem seguidos numa empresa.

Geusahenrico
Enviado por Geusahenrico em 18/09/2014
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