Festas de Carros de Boi

Festas de Carros de Boi, livro do autor Rogério Corrêa, lançado pela Editora VirtualBooks, 2013, é uma homenagem àqueles que lutam para manter a tradição dos carros de boi.

O autor descreve para relembrar a sociedade o valor que os carros de boi tiveram e ainda têm, para salvar do esquecimento essa tradição que foi vital à sobrevivência de tantas comunidades, e preencher o vazio de conteúdo científico sobre os carros de boi.

Rogério Corrêa mergulha na história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostra o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de muitas cidades brasileiras.

O livro é estruturado em seções com textos curtos e temas variados apresentados com uma linguagem clara e direta, vários recursos são utilizados pelo autor, como a gravura, a fotografia e entrevistas.

O autor começa o livro descrevendo as festividades de carros de boi, especificamente a de Vazante, MG, a tradicional e maior do mundo da qual participou.

A obra fornece informações históricas reportando-se a esclarecimentos mais distantes sempre que necessário. O leitor pode encontrar também informações sobre as peças e acessórios que compõem os carros de bois com exposição de cada detalhe, descrição de outros componentes, culinária mineira, superstições e crendices, etc.

Desta forma, por paixão ou curiosidade, o livro é de grande auxílio para aqueles que buscam orientação sobre qualquer aspecto ou desejam participar das festas de carros de boi.

O autor, Rogério Corrêa, é filósofo e membro da diretoria do ICEIB, que busca promover a cultura das letras. Possui várias publicações em revistas, jornais, sites e também autor do livro Reflexões Filosóficas (2012).

Depois de ler o livro, certamente terei que relê-lo: são muitos detalhes, causos, histórias, e com certeza ele será fonte de consulta para futuras postagens aqui no Cultura Caipira Blog. E claro, sua leitura deixou cada vez mais forte minha vontade de ir até uma das festas de carros de boi ali descritas, documentar e participar com as pessoas dos festejos, ouvir seus causos e histórias, apreciar as comidas típicas, e principalmente, acompanhar o a procissão dos carros de boi sertão adentro!

Resenha disponível em: http://www.culturacaipira.com/2014/10/11/sorteio-e-resenha-livro-festas-de-carros-de-boi/

Cultura Caipira Blog. Disponível em: www.culturacaipira.com
Enviado por ROGÉRIO CORRÊA em 14/10/2014
Código do texto: T4998952
Classificação de conteúdo: seguro