Resenha do livro MUNDO SINGULAR –entenda o autismo de Ana Beatriz Barbosa Silva ,Mayara Bonifácio Gaiatoe Leandro Thade

Por Ana Lúcia Mendes dos santos Sampaio

Fantástico mundo azul

O livro Mundo Singular –Entenda o Autismo – foi escrito por dois psiquiatras : Ana Beatriz Barbosa Silva e Leandro Thadeu Reveles e uma psicóloga Mayra Bonifácio Gaiato.

Publicado no Rio de Janeiro pela Editora Objetiva no ano de 2012 Apresenta-se, dividido em 14 capítulos, totalizando 297 páginas, trazendo em uma linguagem clara e objetiva esclarecimentos sobre o tema AUTISMO, pois, de acordo com os autores na p.11" O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta antes dos três anos de idade e se prolonga por toda a vida.

Segundo a Organização das Nações Unidas ( ONU ) , cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo transtorno, sendo que, em crianças, é mais comum que o câncer, a Aids e o diabetes". O objetivo desta obra é ajudar pais, professores e profissionais da área de saúde para melhor entender e auxiliar crianças autistas a superarem seus desafios quer seja em suas disfunções sociais, da linguagem ou comportamental.

Na obra são abordadas as dúvidas mais comuns como sintomas, diagnósticos e tratamento do autismo.Há também alguns relatos de casos com crianças autistas que enriquecem ainda mais a leitura,por nos permitir uma reflexão deste MUNDO SINGULAR.Houve a preocupação dos autores em oferecer uma série de sugestões de Filmes sobre Autismo ( das páginas 265 a 271).Contamos também nos anexos com orientações sobre Critérios de Diagnóstico.

MUNDO SINGULAR é uma leitura obrigatória para quem quer compreender melhor o universo autista e assim poder ajudar a promover a inclusão destas crianças pois, são seres especiais dignos de respeito e de admiração que nos envolvem em seu fantástico mundo azul.

Clara Fênix
Enviado por Clara Fênix em 16/10/2014
Reeditado em 01/09/2017
Código do texto: T5001477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.