sob-a-redoma.jpg


SOB A REDOMA 
AUTOR: STEPHEN KING
Editora Objetiva LTDA – ano: 2009 832 páginas 
Formato e-pub
 
 
Qual seria a sua reação se, de repente, você acordasse para descobrir que a cidade onde mora está cercada por uma redoma inquebrável de algo que parece vidro transparente, mas que é  imune a efeitos químicos e totalmente resistente até mesmo a um míssil atômico? Sem saber como sair, você e os membros desta cidade estariam completamente isolados do restante do mundo, a não ser através de telefones e internet – que poderiam ser manipulados pelo ‘lado de fora’ da redoma a qualquer momento.

Foi exatamente o que aconteceu na cidadezinha de Chester’s Mill. Seus moradores encontraram-se nesta situação, sem saberem como ela começou ou quando (e se) ela terminaria, ou quem ou o quê a estava causando. Descobriram-na através do choque de um avião contra a redoma, e da morte de vários pássaros e motoristas que chocaram-se contra ela.

Que sob pressão as melhores pessoas podem tornar-se as piores, e que as pessoas mais fracas podem demonstrar uma força até então desconhecida, é um cliché. Mas mesmo assim, não deixa de ser verdade. 

O vereador Big Jim vê naquela situação uma maneira de autopromover-se e alcançar o poder, através da intimidação da população e difamação de Dale Barbara, um coronel do exército não nascido em Chester´s Mill, e por isso, considerado “um deles” (causadores do problema) por muitos habitantes.

Logo, o verdadeiro caráter dos personagens aflora; há o pastor pederasta e pedófilo que acredita que a situação seja uma punição Divina por seu comportamento execrável; há também os adolescentes praticantes de bullying,  que ao juntarem-se à “Força policial” organizada por Big Jim a fim de manter a paz e a ordem na cidade, tornam-se assassinos e estupradores; há a vereadora viciada em drogas, e a simples garçonete que demonstra uma coragem de ferro. Há Brenda Perkins, disposta a sacrificar a própria vida pelo bem da verdade. E há o povo, aqueles que são manipulados pelas pessoas do bem e pelas pessoas do mal que tomam a frente da situação. 

A história é uma alegoria sobre o mundo atual, no qual todos vivemos em uma redoma de mentiras e falsidades sem sequer nos darmos conta disto. Buscamos o nosso Salvador da Pátria na figura de políticos e líderes religiosos, sobre quem depositamos a responsabilidade por nossa segurança e bem-estar, enquanto as coisas continuam acontecendo à nossa revelia sem que assumamos nossa parte da responsabilidade. Inevitavelmente, quando chega o caos, estamos correndo em várias direções sem tomar uma atitude condizente, até que aconteça o pior. 

Assim, os antes pacatos moradores tornam-se manifestantes por uma causa própria, não coletiva, à base do salve-se quem puder. Organizam passeatas, pilham supermercados, quebram lojas, ateiam fogo, juntam-se aos mais fortes – que segundo creem, poderão garantir-lhes a sobrevivência– engolindo as “verdades” eivadas de injustiça por eles impostas, sem nem sequer pararem para refletir um pouco.

O final da história é um tanto decepcionante, mas se você quiser saber porque , terá que ler as 832 páginas deste livro eletrizante, ou então assistir à série baseada no livro. Mas mesmo não gostando do final, ler este livro foi uma descoberta e uma grande aventura. 


 
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 23/02/2015
Código do texto: T5147270
Classificação de conteúdo: seguro