Os Demônios de Loudun - Resenha originalmente publicada na Revista "Coletivo Confrontos" nº 1, pg. 16 e 17.

"Com gestos rápidos de consagração, espalharam

água benta sobre tudo o que estivesse ao alcance

deles, ao mesmo tempo que entoavam as palavras

do exorcismo. Então a porta foi aberta, e em sua

camisola e chinelos, mas com o solidéu e o barrete

de clérigo sobre a cabeça raspada, Grandier

apareceu no limiar. (pg. 220)"

O trecho acima trata-se de um fato transformado em romance por Aldous Huxley. O livro lançado no ano de 1952, conta a história ocorrida em uma pequena cidade da França “Loudun” no século XVII. Huxley se utiliza de documentos para recontar a desventura de Urbain Grandier. Um pároco que peca contra seu voto de celibato e, por esse motivo acaba atraindo inimigos tanto no meio clerical quanto entre os demais habitantes da cidade. Ao desvirtuar a filha de um promotor sob o propósito de auxiliá-la em seu latim, a moça concebe um filho. No entanto, o pároco não o assume, e a partir de então ganha fama entre as mulheres (mas específico) entre as freiras, passando a ser visto como uma espécie de símbolo sexual. Em tempos onde feitiçaria e fogueiras estavam em voga, Grandier é acusado de feitiço, pois no convento próximo, as freiras passam a ter possessões (psicossomáticas), após ele se recusar a assumir o posto deixado pelo cônego diretor do convento.

Há reflexões filosóficas a cerca de moral “Uma reputação ruim é o equivalente mental de apelos [...] emitidos pelos animais durante suas sessões de acasalamentos”. Teorias sobre a busca da liberdade “Eus aprisionados” -- Homens e mulheres têm tentado escapar da torturante consciência de serem apenas eles mesmos --, e pareceres sobre psicologia que trazem à tona questionamentos sobre a veracidade dos exorcismos, e mostram a fragilidade dos vereditos da inquisição, pois em sua maioria, o réu assumia as acusações para se ver livre de torturas.

O livro traz muito mais que uma trama e certamente faz o leitor sair dos eixos. O pecado descrito (luxúria, perjúrio, ganância...), escapa das páginas e é impossível ficar imune à narrativa do autor em questão.

Os Demônios de Loudun é um romance de

Aldous Huxley (1894 -1963), originalmente

Lançado em 1952 e com quatro edições

publicadas no Brasil sendo a mais recente

de 2004. Huxley também escreveu dentre

outros títulos "Admirável mundo novo"

e "A ilha".

Adquira a revista gratuitamente aqui: http://www.mediafire.com/download/9glvzushi4t5vb7/Revista+Coletivo+Confrontos+%231+-+Os+7+pecados+Capitais.pdf#1_-_Os_7_pecados_Capitais.pdf

Maria Santino
Enviado por Maria Santino em 15/03/2015
Reeditado em 15/03/2015
Código do texto: T5170838
Classificação de conteúdo: seguro