A marca de Uma Lágrima (resenha)

O melhor livro juvenil de 1986 por Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA)

Esta semana, minha dica de livro vai ser um título que marcou muito minha adolescência e foi pra mim o começo de tudo, abriu as portas para a leitora que sou hoje. Adolescente do interior sem muitas perspectivas, a marca de uma lágrima abriu de meu mundo acinzentado uma janela para um universo colorido, vibrante e cheio de possibilidades. A partir dali os livros começaram a ser um elemento essencial na minha vida.

O livro fala da história de Isabel, uma adolescente de 14 anos com todas aquelas neuroses desta fase que todos nós que já passamos sabemos bem o que é. Ela é uma poeta, escritora que surpreende os professores com sua sensibilidade com a literatura. Vive ela, sua mãe e um inimigo fortíssimo, o espelho, com quem trava fortes duelos durante toda a trama.

Se apaixonada pelo primo Cristiano, dois anos mais velho que ela. Porém, a recíproca não é verdadeira. Em sua festa de aniversário ele acaba se envolvendo com Rosana, melhor amiga da prima, e faz com que os planos de Isabel caiam por terra.

A garota se acha gorda, feia e incapaz de causar interesse no sexo oposto; tem uma relação conflituosa com o espelho.

Na festa que ela reencontrou Cristiano, que ao contrário do que ela imaginava era um deus grego, bonito, gentil, educado, e adivinha, acabou se apaixonando por ele. Ela acabou bebendo e totalmente tonta, conheceu Fernando, que se mostrou totalmente interessado por ela. De repente um vulto se aproximou dela e a beijou. Quem será?

Ela, Cristiano, Rosana e Fernando. Muita coisa vai rolar em volta deste quarteto, assassinatos, envenenamentos, suicídios, brigas escolares… e muito mais. O laboratório de química é o cenário principal, a chave de todo o mistério. Tudo isto regado com muita literatura, poesia e um agradável estilo adolescente que Pedro Bandeira conseguiu passar divinamente.

“Quero fundir meu corpo em teu corpo junto ao meu

Nos teus braços serei cega para que sejas meu guia;

Nós seremos a matéria e o nosso amor e a energia.

Se esse amor me modifica,me transforma,me edifica,

Se ele afeta tanto a mim,também te transformará.

A energia desse amor afeteu-nos para sempre;

E a matéria como hoje somos outra matéria será

Seremos dois novos amantes pelo amor energizado,transformados;

Mais em que?

Quem eras antes de mim?

E eu depois de você?

Esse processo de transformação e objetivo….

No meus seios serás meu para o uso que eu quiser,

Nos seus braços me abandono;

Ao seu lado sou mulher…..!!! “

Sobre o autor:

Pedro Bandeira nasceu em 9 de março de 1942, em Santos, São Paulo, estudou Ciências Sociais na (USP), teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício.

Era professor de Literatura Brasileira e Portuguesa, para o ensino médio, trabalhou em teatro profissional como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos e também na área de jornalismo e publicidade. Seu público alvo era os adolescentes, quem o consagrou.

Estudou psicologia e educação para entender em que faixa etária a criança acha o pai herói, com qual idade acha ele um idiota e quando está pronta para questionar tudo e todos. “Sem esse conhecimento é impossível criar um personagem com o qual o leitor que você pretende atingir se identifique”.

Pedro Bandeira é o autor de Literatura Juvenil mais vendido no Brasil e, como especialista em técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.

Outros livros do autor:

A Hora da Verdade

Anjo da Morte (livro)

Brincadeira Mortal

Descanse em Paz, Meu Amor

Droga de Americana!

A Droga do Amor

A Droga da Obediência

A Droga Virtual

É Proibido Miar

O Fantástico Mistério de Feiurinha

Gente de Estimação

O Medo e a Ternura

Pântano de Sangue

O Poeta e o Cavaleiro

Prova de Fogo (livro)

Rosaflor e a Moura Torta