REVIEW – A PRIMAVERA IMPROVÁVEL
 
A leitura do livro “A Primavera Improvável”, de Henrique Bon, corre solta. O livro possui 13 contos muito bem escritos, que libertam nossa imaginação e nos colocam em cada cena.

Bon retrata cada ação com uma precisão cirúrgica, sem exagerar nos detalhes, mas com a dose certa, a qual torna viva e colorida cada passagem. Para aqueles que se envolvem ao ler um livro, asseguro, é possível sentir a brisa, os cheiros, a emoção de cada cena. Tarefa difícil, pois muitos exageram no cenário e a leitura fica cansativa.

Outro ponto que me agradou muito foi o mergulho no introspectivo de cada personagem. O sentir derramado em letras, emergido do imo e relatando as aflições, as emoções, as preocupações, os pensamentos de uma forma tão magnífica, que consegue tornar o abstrato em concreto. Talvez,  porque todos nós, em diferentes momentos de nossa vida, já sentimos e vivenciamos esses mesmos medos, alegrias, sufocos, etc., em situações diferentes.

O livro é enriquecido com passagens históricas que nos proporcionam uma viagem no tempo. Cada conto possui uma particularidade especial e é muito bem desenvolvido. Uma característica de escrita do autor, que muito me agrada, são as histórias “suspensas”, na qual o leitor pode interagir e imaginar diferentes finais para aquela cena, para aquele conto.

O uso da sutileza, o qual o escritor o faz com maestria,  ao descrever as cenas, pincelando detalhes, para que cheguemos a uma exata conclusão do que realmente se trata determinada passagem do livro, é outro ponto interessante dessa prazerosa leitura.

Amei ler Henrique Bon!
 
FICHA TÉCNICA:
Livro: "A Primavera Improvável"
Autor: Henrique Bon
Páginas: 188
ISBN: 8582650175
ISBN13: 9788582650172
Editora: Vermelho Marinho
Preço: R$ 30,00
Local de Venda - Livraria Martins Fontes – Acesse e Confira:
http://bit.ly/primaveraimprovavel
 
 
SINOPSE:
"Historiador que vem traçando um panorama dos movimentos migratórios para o Brasil, sobretudo dos suíços que se estabeleceram na região serrana fluminense, Henrique Bon agora conta outras histórias. Ou estórias, como queria Guimarães Rosa. Algumas delas não deixam de conferir um peso histórico aos conflitos de seus personagens de ficção, como, por exemplo, no conto “O parto”. Os treze contos deste livro, no entanto, não se prendem a uma única vertente, muito pelo contrário. São múltiplos os cenários, entre povoados e cidades interioranas, serra e mar, zona rural e metropolitana – e até um bordejo por Lisboa e Paris, em meio às tensões revolucionárias da segunda metade do século XX –, assim como é ampla a galeria de tipos humanos aqui perfilados com pinceladas minuciosas sobre as características peculiares a cada um deles. Tudo isso e muito mais, para o prazer de ler um contista surpreendente."