Bases Para Sua Conduta

Em recente entrevista dada a um importante jornal do país, o repórter nos perguntava o porquê do grande sucesso do livro Bases Para Sua Conduta, carro-chefe da produção literária de González Pecotche, o criador da Logosofia. Dizíamos que o livro viera à luz pouco mais de dois anos após o desaparecimento de seu autor, e fora montado a partir de cartas que ele enviara ao filho, com importantes conselhos para a vida, através de uma linguagem didática e objetiva.

A universalidade desses conselhos, que têm chegado aos jovens de todo o mundo em diversos idiomas, tocado tantas vidas e corações, transformado muitas existências, faz do pequeno livro uma obra-prima pedagógica.

Falando simples e profundamente para a humanidade do futuro, sobre Deus, que todo o ser humano carrega no coração, mesmo para os que o negam ou o aceitam passivamente; sobre a importância do estudo e da amizade; refletindo sobre a convivência social e o encaminhamento profissional; destacando a família como o sustentáculo da sociedade, o autor, num tom amistoso e paternal, transmite ao leitor uma profunda esperança no futuro, uma sociedade mais justa formada por homens conscientes, conhecedores do objetivo da vida, que não pode se resumir no sucesso profissional e na aquisição de bens materiais.

“Há um estímulo grandioso que move a vida do ser humano. Esse estímulo é seu fim, é sua meta, é o tudo; esse estímulo é o que o incita, continuamente, à busca do saber, do conhecimento,”.

“O saber é a razão de ser da existência do homem na Terra; a primeira e última de suas tarefas. Faça com que o estímulo de conseguí-lo alerte-o sem cessar, porque nele está a verdadeira finalidade da vida”.

Palavras como essas fluem das páginas do pequeno livro despertando no leitor verdadeiras ânsias de saber, viver e realizar.

Nagib Anderáos Neto

www.nagibanderaos.com.br