A conferência dos pássaros

Livro: A Conferência dos Pássaros
Autor: Peter Sis -Obra baseada no poema de Farid Ud-din Attar
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2013

 
O ser humano sempre esteve a procura de algo divino e eterno, e a religião sempre se propôs a encontrar esse elo.
Neste livro o autor aborda com maestria a busca humana pelo seu eu verdadeiro, o Deus que habita em cada um de nós.

Considerando o tempo em que foi escrito esta narrativa poética, em metáforas, traz um ensinamento do sufismo, que não é religião, é um modo de ser e de ver o mundo, que fundamenta algumas religiões. De acordo como o sufismo não há preocupação com templos, ídolos, dogmas ou símbolos, o que importa realmente é a essência humana e a intuição.

Peter Sis, ilustrador theco, faz uma narração da obra do poeta persa Farid Ud-din Attar do século XII, conhecida também como a Linguagem dos pássaros. O livro narra a aventura de um grupo de pássaros, que sentem-se cansados e entediados com sua vida e decidem fazer algo para mudá-la. Iniciam então uma reunião onde elegem um líder, que é a ave mais sábia, a Poupa. Após a eleição, Poupa os incentiva a ir em busca de Simurgh, o detentor de todo conhecimento e sabedoria.

Durante a jornada pelos sete vales, que são da Procura, Amor, Compreensão, Desapego, Unidade, Deslumbramento e Morte, eles enfrentam vários desafios entre eles o medo, o cansaço, o desânimo e a escuridão. Depois de vários obstáculos e com poucos pássaros, estes conseguem chegar à montanha sagrada, onde mora o Simurgh, e quando estão diante dela, têm uma constatação magnífica, que mudará suas vidas.

É uma literatura infanto-juvenil que nem por isso desagrada os adultos, devido ao seu texto simples e gravuras belíssimas.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 15/07/2015
Reeditado em 02/10/2018
Código do texto: T5311734
Classificação de conteúdo: seguro