A servidão humana, de W. S. Maugham (1971)

William Somerset Maugham, CH (pronúncia inglesa: /ˈsʌməsɪt mɔːm/)1 (Paris, 25 de janeiro de 1874 — Saint-Jean-Cap-Ferrat, 16 de dezembro de 1965) foi um romancista e dramaturgo britânico.

_____________

Era disfêmico! Nesse pormenor, fez-me lembrar de Machado de Assis, que também era gago. Mera coincidência! Contudo, ambos se tornaram célebres pelas obra que compilaram. Isso é verdade!

"A disfemia, conhecida popularmente como gagueira ou gaguez, é a mais comum desordem de fluência da fala, atingindo cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo (dois milhões no Brasil). Os sintomas mais evidentes da gagueira são a repetição de sílabas, os prolongamentos de sons e os bloqueios dos movimentos da fala, sobretudo na primeira sílaba, no momento em que o fluxo suave de movimentos da fala precisa ser iniciado. Também usam-se os termos tartamudez, disfemismo ou disfluência. Além de gago, o indivíduo que apresenta disfemia recebe o nome de disfêmico, tartamudo, balbo (de balbuciar) ou tardíloquo."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Disfemia

___________

Veja um resumo em:

https://www.youtube.com/watch?v=nY0_5ZEbcTk

________________

minha síntese de Servidão humana:

Philip tomara conhecimento da morte de sua mãe no parto de seu irmão. Ambos morreram. Mais tarde com a morte de seu tio, lera em uma carta da mãe que o tio fora chamado como padrinho e educador de seu filho. Por muito lhe irritava a figura do tio, que o quisera sacerdote anglicano. Ele não via a hora de se distanciar de Londres. Assim, passara por outras cidades da Inglaterra e Alemanha, afastando-se dos ensinamentos religiosos e da inicial formação que recebera em Londres. Contudo, também experimentava a existência como um desenho volátil e sem sentido, que devia continuar a pintá-lo sem saber a que figura iria poder contemplar no fim. Amara e não sentia amado. Traído e não correspondido por algumas paixões, procurou superar-se, com a impressão de que os condicionamentos e carências o detinham diante de um fantasma erigido por si mesmo. Passara fome e não tinha como pagar seu aluguel. Vagava pela cidade e um casal o acolhera em sua casa, depois de ter a vontade de se suicidar-se. A morte do tio abriu-lhe a esperança de retomar seu curso de medicina, na qual se formou. Seu desejo era ser um erradio do mundo em viagens marítimas e de terras longínquas. De novo, uma nova experiência desponta e não se sabe como podia ser que alguém o amasse com seu pé torto. Sofrera a vida inteira com a sua autoimagem e acostumara a um turvo e mesquinho sentimento de comiseração consigo e uma ironia sórdida de que podia tirar vantagem desse defeito para irritar e provocar os outros. Sally, migrante de espanhóis, já uma mulher feita se entrega a ele por uma paixão juvenil e calente. Agora pode assumir seu destino com mais segurança e, com Sally, ter uma nova esperança para seus dias como homem de família e médico.

William Somerset Maugham, foi um romancista e dramaturgo britânico. Wikipédia

Nascimento: 25 de janeiro de 1874, Paris, França

Falecimento: 16 de dezembro de 1965, Nice, França

Cônjuge: Syrie Maugham (de 1917 a 1929)

Filmes: The Painted Veil, O fio da navalha, Adorável Júlia, mais

Filhos: Mary Elizabeth Maugham, Alan Searle

____________

QUARTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO DE 2009

A CRÍTICA DO PÚBLICO A SERVIDÃO HUMANA, DE SOMERSET MAUGHAM

http://asavintage.blogs.sapo.pt/16425.html

______________________

J B Pereira e https://www.youtube.com/watch?v=nY0_5ZEbcTk
Enviado por J B Pereira em 16/07/2015
Código do texto: T5313095
Classificação de conteúdo: seguro