Resenha da trilogia A seleção - Kiera Cass

É impossível negar que a trilogia faz parte do mundo literário no século XXI. Para os amantes da leitura,a trilogia,nem sempre pode ser bem quista, pois ela meio que demora a nos apresentar o desfecho da história. Porém para outros, ela proporciona um maior deleite durante a leitura e provoca até certa frustração quando chega o seu término. Há trilogias para todos os gostos e gêneros: aventuras,romances históricos ou não e até com temas vampirescos como a que contém a obra Fallen,por exemplo. É com essa “receita” que a escritora Kiera Cass escreveu a trilogia da Seleção. O quarto livro da série foi lançado há pouco tempo e já é sucesso de vendas.

A referida trilogia é composta pela A seleção (livro 01),cuja história tem como foco principal o príncipe Maxon e a escolha de sua futura esposa dentre 35 belas garotas,e ,dentre elas,América com quem o príncipe mantém uma amizade especial. O relacionamento dos dois é muito conturbado,mas sobrevive aos primeiros momentos da seleção.

A segundo livro da trilogia é A elite ,cuja história foca os sentimentos de América por Maxon e seu ex-namorado,um guarda do palácio, o número de garotas está reduzido e América não sabe ao certo se quer ou não ficar com Maxon.Esse é o grande conflito de A elite. A obra apresenta cenas de ciúme e um pouco de aventura com a revolta dos rebeldes contra o trono e o sistema de castas.

Já o terceiro da livro da série A escolha,temos como foco a grande decisão de Maxon e ainda os levantes rebeldes. América e Maxon desde o início da trilogia vivem momentos únicos e já se conhecem o suficiente para ter certeza do que sentem um pelo outro. O jovem príncipe certo do que sente e do que quer,após viverem diversas dificuldades escolhe América como esposa e num levante rebelde perde os pais.

O quarto livro da série A herdeira ,nos apresenta a filha gêmea mais velha de Maxon e América e que irá passar pelo mesmo processo da seleção. Contra a sua vontade, a garota aceita participar de tal absurdo,mas planeja não levar até as últimas consequências a seleção. Porém, ao conviver com os selecionados e a sentir a pressão de ver seus pais preocupados com o futuro de Iléa Eadlyn, decide mergulhar na seleção e quem sabe encontrar alguém que esteja ao seu lado não como governante e sim como um companheiro. E assim o livro termina : a princesa decidida a participar do processo e com 19 selecionados restantes. Dentre eles, Henri,Ean e Kile que possuem ótimas chances.

A autora envolve o leitor a partir das primeiras linhas da Seleção e nos leva a um mundo totalmente diferente para um simples conto de fadas. Os personagens possuem certa profundidade psicológica,a leitura é leve e nos leva a querer saber logo o desfecho da história. Os galanteios e frases apaixonadas de Maxon por América são delicadas,além de profundas o que cativa o leitor. As descrições dos ambientes do palácio e dos sentimentos

dos personagens são bastante ricas e nos proporciona um vislumbre do que significa a seleção para os personagens principais,assim como secundários e de grande relevância como: o soldado Leger, Marlee, Lucy,May,os pais de Maxon etc. A autora também escreveu contos sobre a série que é interessante ler: O príncipe, O guarda e A Rainha. A obra de Kiera é uma espécie de mistura de romance com aventura e que facilmente pode cativar diversos tipos de leitor.

Aglycia Chaves
Enviado por Aglycia Chaves em 01/09/2015
Código do texto: T5367039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.