Resenha: A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

Confesso que pensei bastante no que escreveria sobre esse livro. Meu receio foi motivado, principalmente, pelo fato de eu não ser familiarizada com o cenário de guerra que compõe grande parte da obra. Ocorre que o livro é dividido em duas grandes partes. Enquanto uma se passa no contexto da Primeira Guerra Mundial, a outra é vivida no ano de 2006. Pois bem, acho importante salientar que não sou e nunca fui fã de leituras que abordassem períodos de guerra. Nada contra, é que simplesmente não combina comigo. Então, sim, esse foi o primeiro romance que li nesse sentido. Porém, posso afirmar, com plena convicção, que é uma leitura importante, no sentido de que nos permite visualizar alguns dos vários problemas vivenciados por quem passou por esse triste momento.

Cada detalhe é minimamente explorado, uma descrição impecável que nos leva às ruas de St péronne-França. Somos capazes de sentir a dor de fome dos seus habitantes, a tristeza de ter sua cidade ocupada pelo povo alemão, a saudade de ouvir sua língua materna e a confusão de ver que tudo que mais lhe importa foi ou será roubado, sem nenhuma justificativa. Somos capazes de sentir alegria quando as crianças conseguem fazer uma boa refeição ou a quando Sophie se desliga de sua horrenda realidade e sonha com os tempos em que seu marido, Édouard Lefèvre, estava ali para ela. Certamente, é uma leitura rica e emocionante, que deve ser feita atenciosamente, para que pequenos detalhes não sejam deixados de lado.

Parte 2. Ano de 2006. Uma segunda garota foi deixada para trás. Dessa vez, foi a morte que levou para longe David, marido de Liv Halston. A mulher que se encontra na casa dos trinta anos passa boa parte de tempo sofrendo com a sua perda. No entanto, após uma ida a um bar gay, conhece Paul e, a partir daí, a jovem se relembra do que, de fato, significa viver. É nesse momento que a vida de Sophie e Liv se entrelaçam, nos levando a perceber o amor e a vontade de viver que norteiam as ações das duas personagens.

Apesar da profundidade do tema e da riqueza com o que mesmo foi tratado, demorei muito nesse livro. Vez ou outra senti que a estória se desenrolava muito lentamente e o sofrimento das personagens durava demais. Mas, reiterando, é um cenário com que realmente não estou acostumada e isso pode ter influenciado na minha percepção. E, de qualquer modo, é um livro que eu indico. Vale a pena. É realmente enriquecedor. Parabéns para Jojo Moyes, que sempre acerta!

Enfim, é isso. Beijos.

mmmalencar
Enviado por mmmalencar em 14/09/2015
Reeditado em 14/09/2015
Código do texto: T5381705
Classificação de conteúdo: seguro