Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O ESPÍRITO




O livro O Espírito é obra póstuma. O autor analisa e descreve a prerrogativa humana da evolução através do despertar do próprio espírito.
Embora sendo um ser indivisível, o homem traz consigo um grande elemento-poder que pode ter presença ativa na vida através da organização de seus mecanismos psicológicos: o sistema mental e o sensível. Proveniente de um mundo invisível aos olhos físicos, as manifestações do espírito humano são perfeitamente palpáveis através de suas criações e do exercício do livre-pensar, bem como das mudanças que se pode promover na vida. Conhecer o próprio espírito implica a possibilidade de sua participação ativa no dia-a-dia. Embora sua realidade seja profundamente sentida durante os sonhos, devemos buscar a participação consciente dessa capacidade superior do indivíduo na vigília.
Para o autor,“o espírito é a consciência vivente”. E “a consciência é a essência viva dos conhecimentos que a integram”. Portanto, quanto maiores forem os conhecimentos, maior consciência e participação do espírito. Esses conhecimentos não são de natureza corrente, comuns, mas relacionados com a realidade metafísica, o mundo mental, a conformação da inteligência, da sensibilidade e com os pensamentos que temos na mente; eles possibilitarão que criemos nossos pensamentos ao invés de ser escravos dos provenientes de outras mentes.
Despojada de tudo o que é fantasioso e irreal, a abordagem do autor nos permite antever a magnífica experiência interior que se poderá viver ao possibilitar uma maior atuação do espírito na vida.
Para González Pecotche, o conhecimento de si mesmo implica o da  mente,dos pensamentos que lá se alojam e da sensibilidade. A integração desses conhecimentos possibilita a expansão da vida do espírito humano. Assim como na Natureza tudo o que não se reproduz deixa de existir, a reprodução dos conhecimentos poderá garantir a expansão da existência do espírito individual.
Em sua segunda parte, a obra trata dos sonhos que todos experimentamos enquanto dormimos ,esclarecendo sobre a estreita ligação entre os mesmos e o espírito individual.
As palavras colocadas pelo autor nesse livro são expressões de seus pensamentos e de seu espírito que vive na obra por ele criada.
Os livros, como os seres humanos, podem ser úteis ou não.Essa obra, cujos originais o autor deixou com sua esposa que a publicou postumamente em Buenos Aires em 1968, traz consigo uma mensagem de esperança na superação individual pelo conhecimento.

Nagib Anderaos Neto
www.nagibanderaos.com.br
Nagib Anderáos Neto
Enviado por Nagib Anderáos Neto em 26/09/2005
Reeditado em 18/11/2013
Código do texto: T53926
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Nagib Anderáos Neto www.nagibanderaos.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nagib Anderáos Neto
São Paulo - São Paulo - Brasil
366 textos (88023 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 15:15)
Nagib Anderáos Neto