Curar - O stress, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise

Terminei de ler o Livro “CURAR… O STRESS, A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO SEM MEDICAMENTO NEM PSICANÁLISE” e digo que estou maravilhada. Nunca fui muito de escrever resenhas de livros, mas esse merece todas as palavras do meu pequeno dicionário de análises literárias. Venho sofrendo de distúrbios emocionais já tem algum tempo, e como qualquer leigo comecei enfiando a cara nos antidepressivos e seguindo fielmente o que o meu psiquiatra estipulava como o útil para a minha atual situação – afinal ele estudou anos pra isso. O interessante de ter chegado neste ponto é que quanto mais se ouve sobre algo, mais esse algo se torna verdade absoluta, e quando existe o peso de um profissional, esta verdade tende a atuar como um placebo dentro da nossa mente.

Motivada a olhar por outros horizontes, comecei a pesquisar sobre a medicação que eu estava tomando – visto que o profissional psiquiatra não estava disposto a esclarecer minhas dúvidas – e acabei chegando a um blog que literalmente me salvou de acabar viciada em antidepressivo. Em uma rápida olhada no blog uma capa me chamou atenção, foi aí que cheguei até uma resenha do livro Curar, livro esse que me faria entender melhor minha atual condição.

Com o livro em mãos demorei poucas semanas para terminá-lo, o devorei de forma que jamais pudesse imaginar, a intensidade dos textos adentrava minha cabeça e agia de forma consideravelmente positiva. A capacidade que este livro tem de abrir horizontes é magnífica, o poder de mostrar terapias alternativas que são óbvias, porém estamos centrados demais nos problemas e medicamentos para enxergá-las como algo plausível. Exemplos e mais exemplos de que é possível viver uma vida de total serenidade e mesmo que tenha momentos considerados difíceis de lidar, sempre existirá um meio inteligente de passar por ele.

Na teoria eu sempre soube o quanto uma atividade física e uma dieta saudável são essenciais no equilíbrio do corpo e da mente, mas sempre adiei tal alternativa por puro desânimo e achismo. Achar que algumas pílulas diárias vão fazer o efeito esperado em um curto intervalo de tempo, o que de fato não é mentira, mas e os efeitos colaterais? E a dependência química que não trará benefício algum em longo prazo? Não é inteligente se agarrar a primeira alternativa imposta por um único profissional, mas quando estamos atordoados demais o mais fácil é aquilo que o nosso braço costuma alcançar.

Um ponto extremamente interessante que me recordo do livro é o saber se comunicar, a forma como lidamos com o outro dentro de um relacionamento, como abordamos e o principal, como fazemos o outro ouvir quando precisamos. Dentro de uma discussão é sábio ter uma dose de empatia e evitar completamente ironias e sarcasmos, tarefa imensamente difícil para mim.

Mas não impossível.

Pra quem realmente quer aderir terapias alternativas e fugir da dependência química, este livro é ideal, o necessário é abordado de forma simples e objetiva, faz-se entender da primeira até a última página. De longe é um livro que vou repetir a leitura por muitas e muitas vezes, até conseguir arquivar todas as informações e colocar em prática sem relutância nenhuma. Preciso confessar que nessa época em que vivemos o stress e ansiedade é algo a se tornar ainda mais rotineiro, a depressão, aliás, já atinge uma vasta quantidade de pessoas, e infelizmente se não obtivermos informação e força de vontade necessária o mal do século irá definitivamente nos engolir goela abaixo.

Aline Faria
Enviado por Aline Faria em 28/09/2015
Código do texto: T5397479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.