PERDÃO, LEONARD PEACOCK

Bom, eu terminei hoje o livro ''Perdão, Leonard Peacock'', escrito pelo Matthew Quick, também autor de ''O Lado Bom Da Vida'' que virou filminho e muita gente deve ter visto. Ok, foco.

Ganhei o livro da minha mãe, como presente de aniversário. Eu já estava namorando este livro há anos, e a data só oficializou. Falando em aniversário, por coincidência (mesmo eu já sabendo) o livro se passa no dia do aniversário do Leonard. Ele completa 18 aninhos (ao começar a ler já bateu saudades dos meus 18). Continuando... em seu aniversário ele não pensa em comemorar com festinhas regadas a bebedeira ou assoprando as velinhas de um bolo, mas sim, matando seu ex melhor amigo, Asher e, se suicidando logo depois. Intenso este Leo! Também achei.

Mas antes de cometer este homicídio-suicídio, Leo quer entregar quatro presentes para as pessoas que marcaram de alguma forma sua vida, para que saibam que eram importantes para ele, muito mais do que podiam imaginar. O primeiro é o seu vizinho e amigo, Walt. Um senhor idoso com quem Leo passa horas assistindo à filmes antigos e conversando por meio de citações dos filmes. Acreditem, é assim que eles se entendem, se conhecem e se ajudam.

O segundo é para seu inspirador professor de Holocausto, Herr Silverman. Um homem que Leo admira e que se sentiria feliz se quando adulto pudesse ser como ele. Ele nunca arregaça as mangas da camisa, nem para escrever no quadro como os outros professores. Por que? A resposta para esta pergunta é única coisa que pode salvar Leo de seu final trágico.

O terceiro é para um garoto descendente de iranianos que estuda na sua escola. Ele toca violino, segundo Leo, melhor do que qualquer violinista que você vir a ouvir. Sua musica faz tão bem, que hoje Leo não quer ouvir, para não mudar de ideia em relação à Asher.

E o quarto presente é para uma garota cristã, Lauren, por quem Leo alimenta um amor platônico. Ela pode ser encontrada na estação de metrô (onde eles se encontraram) evangelizando.

Após entregar um a um, todos os presentes é a hora da execução. Hora de nos sentirmos naquele filme ''A Espera de Um Milagre.'' Leo se esconde em um bosque que fica atrás da casa de Asher, onde ele se prepara para: preparar, apontar, fogo! Calma. É agora que algumas reviravoltas podem impedi-lo de cometer este crime. Pois Leo não pode morrer sem saber o que há de baixo das mangas do professor Herr Silverman. Por isto na hora H ele resolve telefonar para o professor. E posso afirmar que depois de ouvir o segredo Leo com certeza tomará uma decisão irrevogável. Mas isto você só saberá lendo. Assim como eu. Confesso que demorei muitíssimo tempo, exatas duas semanas. Isto porque leio devagar, prestando atenção em cada detalhe, voltando nas páginas que não entendi, para no final poder fazer uma super resenha explicativa, para você meu querido leitor.

Mas uma coisa eu posso adiantar, Leo esta cercado por algumas pessoas muito boas. Um professor que se arriscará por ele como um verdadeiro pai (e que se preocupa com ele mais que sua própria mãe). E talvez, numa verdade muita mais profunda é assim que eles se consideram, pai e filho.

Espero que tenha gostado e que esteja curioso para conhecer este garoto inteligente e criativo que me cativou.

Sarah Marques
Enviado por Sarah Marques em 04/10/2015
Reeditado em 04/10/2015
Código do texto: T5404336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.