Resenha do livro: Os anos de provação 1850 a 1859 - Dostoiéviski Autor: Joseph Frank

Resenha do livro: Os anos de provação 1850 a 1859 - Dostoiéviski

Autor: Joseph Frank

Páginas: 415

No começo deste livro o autor tem o cuidado de relatar através de documentos, oque levou Dostoiéviski a prisão. Segundo o autor, uma reunião em uma imensa livraria na casa de Petrachévski acontecia mensalmente. O regime de Cezarista logo foi informado da tal reunião. Pessoas do governo do Czar, foram enviadas para espiar e investigar essas reuniões. Suspeitas de conspirações, o circulo esta sendo vigiado, devido o conjunto de intelectuais na casa de Petrachévski. Dostoiéviski segundo os documentos, falava pouco nestas reuniões, possuía uma visão humanista sobre a política e a população russa. Mantinha uma ligação afetiva com Petrachévski, devido os livros raríssimos que possuía em sua casa. Tendo grande importâcia para a vida intelectual de Dostoiéviski. Nestas reuniões falava se sobre tudo. Política da época, sobre o movimento literário, sobre coisas futeis do cotidiano, sendo considerado por Dostoiéviski, uma grande perca de tempo. Entre as ídeias que era debatidas nestas reuniões existiam ideias: ateístas, ortodoxas humanista e liberalistas. O governo começa ficar preocupado com a junção de idéias daquele circulo, decidi prender todos os envolvidos nessas reuniões. Inclusive Dostoiéviski que havia meses que não frequentava as reuniões.

Entre os acusados estavam: Petrachévski, Mombelloi, Grigóriev e outros que representavam uma grande ameaça a o atual governo da história Czar. O governo logo providencia que as autoridades predam cada participante destas reuniões. Dostoiéviski e surpreendido em sua casa pela guarda czarista e levado preso juntamente com os demais. De um intelectual a um presidiário Dostoiéviski e submetido a imensas torturas psicológicas, para que tudo que fora aprendido com tempos de dedicação fosse esquecido, através de técnicas de tortura, arquitetadas pelo governo.

Uma grande execução é forjada para que isso se concretize, Dostoiéviski é levado de forma brutal ao limite de suas forças físicas e mentais. Se mantem firme, mediante a pressão feita pelo governo para que ele entregasse o "suposto golpe", planejado pelo circulo intelectual de Petrachévski. Após a farsa ter acabado em praça pública, com o cancelamento da execução no ato do assassinato, os homens estão traumatizados pelo o resto de sua vidas, sendo submetidos a anos aprisionados na Sibéria juntamente com trabalhos forçados. Muitos deles, criaram sequelas irreversíveis, pós traumáticas. Começa surgi então em Dostoiéviski os primeiros casos de epilepsia.

Dentro do presidio ele fica sobre constante tortura, isso fica claro em seu livro: Recordações da casa dos mortos, onde um suposto personagem relata a sua vida no presidio. Este livro e usado de forma "camuflada", para relatar sua vida no presidio. Após a morte do governante e mandante de sua prisão, Dostoiéviski está perto de sair da suposta "casa dos mortos", ele parte para uma cidadezinha chamada Semipalatinsk. Onde termina de cumprir sua pena.

Desta vez esta trabalhando para o exercito russo, como soldado raso.

O Joseph Frank o autor de sua biografia, se atentou a os mínimos detalhes de sua, segundo ele Dostoieviski relata de forma firme e patriótica dizendo, que ninguém podia arrancar de si suas ideias literárias. Por mais dores que Dostoiéviski foi submetido em seus anos de provação, sua fé continua firme em sua carreira literária. Dostoiéviski recebe o grande apoio do seu amável irmão Mikhail, que des do inicio apoiava e ajudava com recursos financeiros.

Dostoiéviski mesmo como soldado raso começa se dedicar e querer ser mentor intelectual dos seus supervisores, com dedicação consegue a simpatia de muitos na cidade que acaba se tornando adeptos de suas ideias literárias. Um deles é o Barão Aleksandr Iegórovitc Wragel.

Dostoiéviski fica hospedado um bom tempo na casa deste influente barão, se tornando o amante da esposa do barão. O barão devido sua vida desregrada morre de tanto beber.

Dostoieviski uni o ultio ao agradável e decide casar com sua amante, Dostoiéviski recebi reconhecimento e prestigio dos superiores do exercito chegando a receber uma promoção de tenente do exercito russo. Mais seu maior sonho e dar continuidade a sua carreira literária.

Após seus anos de provação no capitulo final Fiodor retorna sem muita expectativa a sua cidade natal São Petesburgo. Terminando assim seus anos de provação. Fiodor percebe que não mudou muita coisa em sua cidade. Mais suas experiencias fortes mudariam completamente o percurso de sua história.

Abraão Aisten
Enviado por Abraão Aisten em 05/11/2015
Código do texto: T5439008
Classificação de conteúdo: seguro