Ponto de Impacto – Dan Brown.

A obra literária promove uma união de temas diversos em uma só história, mistura o universo político norte-americano com a existência de vida fora do planeta Terra. Com uma narrativa cinematográfica e repleta de suspense, o autor cria um universo que prende o leitor do início ao fim do livro. Dan Brown também é autor dos best sellers Código da Vinci e Anjos e Demônios, ambos transformados em filmes de sucesso. Ponto de Impacto possui uma história muito bem elaborada, na evolução dos capítulos, ele faz um interessante revezamento de cenários e personagens. Em síntese, são duas histórias que correm em paralelo ao longo da obra, em uma delas apresenta a trama que envolve o candidato à presidente dos Estados Unidos, o senador Sedgewick Sexton, apresentando os seus conflitos e obstáculos para alcançar o cargo mais importante do mundo contemporâneo. A outra história trata a respeito do envolvimento da filha dele, a agente do serviço secreto norte-americano Rachel Sexton, que é uma das testemunhas da descoberta de um meteorito que pode conter vida extraterrestre no seu interior.

Ambas se completam e fazem com que o leitor seja seduzido até o final do livro. Contudo, o desfecho dessa obra literária, a meu ver, não foi compatível com toda a construção da trama. O desfecho foi muito previsível, clássico demais, com um medíocre final feliz, deficiente de surpresas ou criatividade. Parece que foi construído para ser transformado em um filme ao estilo hollywoodiano, com mocinhos, bandidos, cenas de ação e um final feliz que certamente não me agrada. Acredito que um final de uma obra literária precisa ter um mínimo de criatividade e, dessa forma, surpreender o leitor. Ele não precisa agradar o editor, nem os patrocinadores, nem tampouco os amigos, ele precisa efetivamente agradar a maioria dos consumidores finais, que são quem compram o livro. O escritor precisa desenvolver a arte da escrita livremente, ou seja, liberto das amarras das cobranças e dos interesses alheios à arte literária. Enfim, acredito que é somente dessa forma que surge uma autêntica obra-prima. No mais, o livro tem uma história envolvente e é uma boa escolha para quem deseja a leitura de um autor contemporâneo nas suas horas vagas do dia.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 08/11/2015
Código do texto: T5442459
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.