CONTOS & CRÔNICAS DO MEU BRASIL FELIZ

RESENHA

SOBRE O LIVRO “CONTOS & CRÔNICAS DO MEU BRASIL FELIZ” do escritor e poeta HOZANAN PARENTE.

Tenho em mãos uma obra-prima de valor incomensurável, o livro “Contos e Crônicas de meu Brasil Feliz”, da autoria do conterrâneo amigo, ex-aluno Hozanan Parente.

Com algumas obras já publicadas e participações em Antologias, jornais culturais, revistas técnicas eletrônicas, trabalhos técnico-didáticos e Blog sobre Literatura na Internet, Hozanan muito tem contribuído para o enriquecimento literário da cultura brasileira, com o seu estilo elegante e aprimorado, de quem conhece bem os meandros de nossa Língua Portuguesa.

O livro, em apreço, compilado em trinta e um textos, tem como cenário os lugares de sua vivência: a terrinha amada “Massapê”, aqui no Ceará, onde nasceu e teve uma infância e adolescência felizes no aconchego da família, cursando as séries primárias e ginasiais. Daí, aos dezoito anos de idade, por motivo de trabalho, foi para a Bahia passar algum tempo, indo depois para São Paulo, onde permanece até os dias atuais.

O autor apresenta, seja nos contos como nas crônicas, um resgate de suas lembranças, contando pequenas histórias alegres e divertidas. Os personagens, quase sempre representam pessoas de seu convívio social, dando vida a esse conteúdo maravilhoso, no que deixa transparecer sua habilidade em formar diálogos e ressaltar os costumes dos lugares em que acontecem suas histórias.

Os contos narram belas histórias de amor, com características românticas, onde a fantasia dá o toque de irrealidade e beleza, como em “A CUMPLICIDADE DE UMA ROSA INOCENTE” e outros mais em que o autor derrama na criatividade um pouco do seu eu lírico, dosado a um pouco de lazer, sem que resulte em entretenimento.

As crônicas revelam fatos do quotidiano, alguns ocorridos na cidade de Massapê, nos idos de 1950, como “O MISTERIOSO JOÃO DE BARROS”, “A BRAVURA INCOMPARÁVEL DE JOÃO NARCISO” E “GRUPO ESCOLAR VERSUS PREFEITURA”, que são o retrato perfeito de minha amada terrinha, com sua gente simples, hospitaleira, que forma uma só família unida pelos laços da amizade, da solidariedade, fé e fraternidade.

Assim é o livro de meu conterrâneo, amigo e ex-aluno, Hozanan Parente, que desde os primeiros anos de sua existência, já demonstrava em seus trabalhos escolares o dom divino de escrever e versejar. Inteligência arguta, dedicação à arte e persistência em atingir seus objetivos, levaram-no a ser o poeta e escritor talentoso que ocupa um lugar merecido no cenário da Literatura Brasileira.

Parabéns, Hozanan.

Maria de Jesus A. Carvalho.

Fortaleza, 04/02/2016

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 04/02/2016
Código do texto: T5533571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.