D(o)NA do segredo

WATSON, James. DNA: o segredo da vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2005

"Está no nosso DNA" é uma frase que já se tornou clichê nos anúncios publicitários e vende xampu a ideias mirabolantes-diagnósticos e prognósticos de doenças até (supostas) curas definitivas. Em outras palavras, essas três letras têm o poder de embriagar a nossa imaginação. Devemos este fato a Francis Crick e a James Watson, os ilustres descobridores da famosa molécula devidamente empacotada em nossas células.

Embora a figura deste último cientista tenha sido eclipsada pela mídia sensacionalista-que eleva a reputação de qualquer um com a mesma velocidade com que a estraçalha-o livro escrito pelo descobridor do DNA tem o mérito de informar com exatidão, clareza e linguagem leve todo o trajeto percorrido pelos cientistas para a compreensão da molécula do ácido desoxirribonucleico e a aplicação da biotecnologia em nosso cotidiano.

Embora extenso, o livro de Watson não cansa o leigo, que, além de passar a conhecer, em detalhes, todos os procedimentos laboratoriais, começa a relacioná-los ao encantador e, ao mesmo tempo, perturbador mecanismo da vida: do alimento transgênico aos dramas dos portadores de doenças genéticas, tudo é esclarecido e nos envolve. Como não ficar perplexo diante do caso do psiquiatra Milton Wexler, que precisa avisar as suas duas filhas a respeito da probabilidade de ambas terem herdado da mãe o gene do mal de Huntington (doença incurável, causadora de tantos sofrimentos)? Como não se envolver com o relato de uma das filhas, que se torna pesquisadora por conta deste fato?

Apesar de haver uma mensagem questionável em toda a obra- "100% das doenças têm um componente genético", para aquele que busca informação precisa sobre as técnicas e reflexão sobre a vida humana, a leitura deste livro é imprescindível, principalmente hoje em dia, em que o desconhecimento total da genética é inadmissível.