Um novo olhar sobre o ensino de vocabulário. Livro: Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia.

A autora começa fazendo perguntas direcionadas ao leitor sobre como é sua prática de ensino de vocabulário e depois afirmando da importância que o vocabulário tem para a interação, uma vez que mesmo quando há algum problema de origem gramatical, se a pessoa que comunica faz uso adequado do vocabulário a comunicação não está comprometida, já o oposto não é tão simples. Uma palavra usada em um contexto errado pode mudar completamente o sentido na interação.

Sousa nos mostra como aprendemos novas palavras e como é o processo de internalização e aprendizagem dessas palavras. Para explicar isso ela afirma, citando Lewis (1993), que nosso cérebro precisa de constantes atualizações até que uma palavra nova seja armazenada, dessa forma, enquanto professores devemos sempre estar expondo os alunos às palavras que estão sendo ensinadas, com o objetivo de fazer com que eles não esqueçam. O uso de uma palavra nova apenas uma vez é insuficiente para que haja essa memorização, por isso os professores devem sempre estar trazendo as palavras estudadas no momento.

Sobre as palavras a se estudar, a autora afirma que há certas palavras que são comprovadamente mais usuais em inglês. Assim, é inviável ensinar um vocabulário de modo geral sem considerar essa característica. Esse grupo de palavras serve para deixar a comunicação dos alunos o mais natural possível. Além disso, os professores devem considerar também as palavras que são relevantes para os alunos, pois não adianta ensinar um vocabulário usado por adolescentes para uma turma de adultos que visam aprender uma nova língua com objetivos profissionais. O inverso também não é viável.

Relacionado à prática do professor, Sousa mostra a diferença na dificuldade de ensinar palavras simples, que são dotadas de significados por si só, e aquelas que precisam de um contexto amplo para poder ser ensinadas ou explicadas. Ela finaliza o texto dando vários exemplos de atividades interessantes que podem deixar a aula de ensino de vocabulário mais divertida para efetivar o ensino das novas palavras.

SOUSA, Luciana Fiuza de. Um novo olhar sobre o ensino de vocabulário. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 51-82.

Edson Costa Cruz
Enviado por Edson Costa Cruz em 13/06/2016
Reeditado em 13/06/2016
Código do texto: T5665927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.