Desenvolvendo a habilidade de leitura. Livro: Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia.

Neste texto Paiva vai guiar o leitor pelas principais características do processo e estratégias de leitura e como essa deve acontecer na prática nas aulas de línguas estrangeiras. Para tanto, levanta questões, busca concepções de leituras e mostra vários exemplos de atividades. Ao final do texto podemos ver algumas dicas para promover uma melhoria em nossa prática de ensino enquanto professores.

A autora começa o texto fazendo algumas perguntas ao leitor acerca dos tipos de leitura que ele faz e quanto aos alunos e a leitura que estes fazem. Logo em seguida faz uma crítica a prática de leitura em voz alta como único exercício em aulas de leitura, para tanto, ela faz uma referência a Brown (1994) que afirma que este tipo de atividade preocupa-se mais com o exercício de pronúncia do que com a busca de sentido no texto.

Paiva fala em seguida sobre os tipos de processamento de leitura. No bottom-up o leitor parte da base do texto, utilizando mais seu conhecimento linguístico para atribuir sentido às palavras. Já no tipo top-down o leitor seque o caminho oposto, partindo do seu conhecimento linguístico para fazer suposições e previsões do que encontrar no texto.

Falando sobre estratégias de leitura, ela destaca scanning e skimming apesar de ressaltar que existem várias outras estretégias que os alunos podem usar durante uma aula de leitura. O aluno utiliza a estratégia scanning para fazer uma leitura rápida com objetivo de encontrar uma informação especifica, ou seja, o leitor já vai para o texto sabendo o que quer encontrar.

Já na estratégia de skimming o leitor fará uma leitura mais geral do texto para saber do que se trata, para apreender o sentido geral. Dessa forma, podemos dizer que quando faz uso dessa estratégia, o leitor não sabe o que está por vir no texto, diferentemente daqueles que fazem uso do scanning. Para a autora, skimming está relacionado com exploração enquanto scanning está relacionado com organização e estruturação do pensamento cognitivo do texto.

Na última parte do texto, a autora dá vários exemplos de atividades que podem ser usados em aulas de leitura. Paiva fala ainda nas considerações finais que é importante fazer uso de textos autênticos, ou seja, textos reais, que circulam em um contexto na sociedade. Ela nos alerta também para a complexidades dos textos usados. Para ela, devemos começar com textos mais simples e depois partir para os mais complexos, sem esquecer de variar os gêneros. Ela ressalta também que não é o suficiente ensinar apenas litura em uma aula de língua estrangeira, pois isso a caracterizaria como uma língua morta. Os alunos devem ter a oportunidade de ouvir e se comunicar na língua alvo com o objetivo de tornar a aula mais interessante.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Desenvolvendo a habilidade de leitura. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 129-147.

Edson Costa Cruz
Enviado por Edson Costa Cruz em 13/06/2016
Reeditado em 13/06/2016
Código do texto: T5665947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.