O ensino significativo da gramática em aulas de língua inglesa. Livro:Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia.

No texto os autores vão dar exemplos e mostrar porque a gramática sozinha não é capaz de fazer os alunos usarem a língua em situações de comunicação. Eles nos mostram definições do que é gramática e exemplos de atividades que podem ser usados em sala de aula com o objetivo de não deixa-la ser ensinada por si só, sem um contexto, sem um sentido.

Os autores começam dando um exemplo prático e claro de que a gramática por si só não é suficiente para conferir ao aluno capacidade de comunicação na língua alvo. No exemplo, algumas frases que não faziam sentido foram adaptadas a alguns tempos verbais. Apesar da estrutura estar perfeitamente completa, as frases não possuíam efeito algum. Figueiredo e Paiva mostram que atividades desse tipo (em um grau menor, claro) são usadas em livros didáticos com o único propósito de ilustrar algum ponto gramatical.

Após o exemplo e a crítica, eles mostram algumas definições de gramática que se resumem em duas concepções: a de gramática como regras que norteiam um sistema e da gramática como descrição da língua, como uma tentativa de explicar seu sistema. Os estudiosos atentam para o fato que esse tipo de concepção é baseado na observação e descrição da língua falada por falantes (de classes sociais de prestígio) de determinada localidade. A descrição dessa forma de falar certamente será diferente de falantes de outra localidade, por isso há tantas diferenças entre a língua prescrita (gramática) e a língua real.

Quando exemplificando atividades de gramática em aulas de íngua inglesa, eles chamam atenção para o fato de que, enquanto professores, devemos sempre associar os pontos gramaticais a serem ensinados com alguma situação do cotidiano para que esse ensino não se torne mecânico.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. O ensino significativo da gramática em aulas de língua inglesa. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 173-188.

Edson Costa Cruz
Enviado por Edson Costa Cruz em 13/06/2016
Código do texto: T5665951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.