O CÍRIO DE BELÉM

O CÍRIO DE BELÉM

Aproveitei a tarde desta sexta-feira para organizar minha biblioteca, que não é lá muita coisa, mas tem o suficiente para ajudar quando preciso: Livros de Literatura Portuguesa, Brasileira, Inglesa, gramáticas, dicionários, livros didáticos e diversos outros tipos de grande valor cultural. Entre estes, encontrei um poema impresso em um folheto de 12(doze) páginas, com o título : “O CÍRIO DE BELÉM”, da escritora Ducarmo Souza que me enviou delicadamente autografado em 07 de março de 2012.

A autora descreve em versos, a maior festa religiosa do Brasil, realizada em Belém do Pará, a realizar-se cada ano, no segundo domingo de outubro. Ducarmo deu um “show” de técnica e arte em um poema de 38 estrofes formadas de trovas e sextilhas, com versos recheados de fé e tradição em homenagem à Maria Santíssima, a Virgem de Nazaré.

A esse belo espetáculo religioso, comparece uma grande multidão, muitos vindos de lugares distantes para agradecer graças recebidas ou para pedir curas, pagar promessas e ainda como turistas atraídos pela beleza do acontecimento.

O trajeto é feito de Belém à Nazaré, em procissão. Esse ano, a imagem da Virgem foi levada em embarcações por via fluvial. A festa religiosa tem a duração de quinze dias, entre missas, shows, arraiais. Mais de um milhão de pessoas assistiram à missa de encerramento.

Recomendo a leitura desse maravilhoso poema, você só tem a ganhar.

*

Maria de Jesus A. Carvalho

Fortaleza, 24/06/2016

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 24/06/2016
Código do texto: T5677362
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.