Aparelhos ideológicos do Estado

Ao iniciar sua reflexão sobre o aparelho ideológico do estado Louis Althusser, antes de chegar à ideia principal de seu texto ele levanta uma questão sobre a diferença de aparelho (repressivo) do estado, usando por base a teoria Marxista onde Marx desenvolveu o conceito de ideologia- “sistemas teóricos( políticos, morais e sociais), criados pela classe social dominante”.

Althusser, parte do conceito Marxista de ideologia para desenvolver sua própria ideia. Para ele, o principal aparelho ideológico do Estado é a escola, pois está é serva do Estado, ela é quem prepara para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo garante as relações produzidas pelo sistema, fazendo dentro do próprio ambiente escolar a separação de classes.

As relações dicotômicas (Patrão- empregado/Burguês – proletariado), reproduzindo nas escolas por meio de um discurso alienante, onde muitas vezes isso faz as diferenças sociais surgirem, mas crianças, até mesmo por influencias de seus pais que detêm poderio econômico. O sistema capitalista faz com que a sociedade se divida em classes: a burguesa que é detentora dos meios de produção e o proletariado.

Em um dos mitos de Marcos Bagno, “o domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social”, Bagno fala sobre o uso da língua e o acesso a educação para mudar de classe, assim como o texto de Althusser em que ele fala sobre a classe dominante influenciarem na escola e querer que o empregado/proletariado tenha menos acesso.

Ao terminar a leitura do texto de Althusser, em que ele de forma clara e objetiva apresenta os problemas da educação, se torna impossível continuar com o mesmo estado de alienação,Althusser nos mostrou o real problema da educação ligada ao aparelho ideológico de forma brilhante.

“Talvez, aqui no Brasil tenha sido, Freire que lutou e tentou melhorar a educação Brasileira, não apenas lutou como desenvolveu um método de educação popular, que não estava ligado aos interesses burgueses.”

Jen Figueiredo
Enviado por Jen Figueiredo em 10/08/2016
Reeditado em 11/08/2016
Código do texto: T5724732
Classificação de conteúdo: seguro