ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS SOCIAIS

Assim na Europa com a decadência do feudalismo emerge um novo grupo que sobe ao poder, chamado burguesia, inaugurando um novo sistema econômico, denominado capitalismo e para maior esclarecimento aprecia-se EGLESIAS (1989, p.91)

“Os historiadores convencionaram chamar de revolução industrial a transformação da tecnologia verificada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII alguns chegam a dar ano ou seja 1769, quando James Vatt consegue aperfeiçoamento da maquina a vapor... para Frankli o homem é um animal que fabrica instrumentos.”

A revolução industrial decorre da intensificação do comercio, a contar dos descobrimentos- revolução – comercio da natureza e gosto pela investigação levado a novas atitudes- revolução intelectual... (p.93)

A novidade partiu da Inglaterra e é explicável, era dominadora dos mares, maior comerciante, como também centro de investigações; seu povo era dado a pesquisa como nenhum outro... (p. 94)

Essa nação que possuía duas grandes forças transformadoras: riquezas oriundas do comercio com outros países e produção de conhecimento advindo de pesquisas, começou a influenciar a todos os países vizinhos que tentavam acompanhar o seu ritmo e posteriormente as nações mais distantes. Além de EGLESIAS, SOARES, (2007, p. 5 a 7) também comenta alguns acontecimentos da revolução industrial:

... Na Europa e em especial na França este é o período em que se consolida o estado burguês e a burguesia com classe criando condições objetivas para que suas contradições de classe no poder apareça, e seja inevitável o reconhecimento da existência de seu oponente histórico: a classe operaria. Para manter a sua hegemonia, a burguesia necessita investir na construção de um homem novo, um homem que possa suportar uma nova ordem econômica politica e social, um novo modo de reproduzir a vida sobre novas bases. A construção desse homem novo será integral ela cuidará igualmente dos aspectos mentais, intelectuais, culturais e físicos. ...

O desenvolvimento e a complexidade desta, sociedade das leis, da economia, da

exploração desenfreada do capital em relação ao trabalho, exigiam novas formas de pensar a natureza, a sociedade e as relações do homem entre si. Era necessário que houvesse explicações absolutamente irrefutáveis, portanto cientificas sobre a nova sociedade e sobre as exigências de um homem novo ainda em construção. (idem, p.8)

Nos acontecimentos históricos percebe-se um viver intencional, consequência de ações pensadas, com alvos e objetivos bem definidos, evidenciando uma sistematização coletiva em diversas áreas, embora essa palavra não apareça nos textos.

Então com essa contextualização histórica e geográfica da sistematização e posteriormente da sistematização da Educação Física, analisa-se: o ato de sistematizar o trato do corpo, explicados nas obras dos autores que se debruçaram sobre a temática estudando-a em períodos marcantes do século XX a saber as décadas de 40 e 50 bem como os anos 80 até os dias atuais.

Passa-se então a analisar as primeiras formas de sistematização do trato com o corpo, na obra de SOARES, Carmem Lúcia (2007, p.51) destacando-se o seguinte: a Educação Física é representada, ou se constitui nas escolas ginastica ou método ginastico, tendo com o fundamentação teórica as ciências biológicas: fisiologia, anatomia, biologia e outras com grandes influencia dos pensadores educacionais desse período.

Ela tinha finalidades distintas; unir os povos de uma nação, preparar para guerra, acabar ou inibir vícios, fortalecer e higienizar o corpo impedir a proliferação de doenças, em fim formar um novo homem considerando seu aspecto biológico preparando também para enfrentar as duras jornadas de trabalho nas fábricas.