Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Autores Reunidos III - Miradouros

Nadir Silveira Dias

Os Autores Reunidos - volume III, MIRADOUROS, Antologia Literária, se constitui de um número ainda maior de escritores, poetas e artífices experimentados na arte de escrever, desde jovens de 88 anos, mesclados com autores que publicam pela primeira vez, e desta feita, com uma pequena poetiza de apenas seis anos, que é, como àqueles, explicitamente saudada pela publicação.

“Miradouros”, enquanto obra coletiva fomentadora, tem por objetivo o intercâmbio entre pessoas, cidades, países, e a prospecção e difusão de talentos para a evidenciação de novos valores da criação literária, nas alas da poesia e da prosa.

Esta edição apresenta uma belíssima imagem de capa – produzida sobre tela do pintor holandês, depois radicado na Inglaterra, Sir Lawrence Alma-Tadema, com o objetivo explícito – parece-nos, de realçar o belo, o que é bonito de ver, o que é bonito de olhar, mirar e admirar, o que deve um credo na vida de todos nós! Confira os dados contidos na ficha técnica:

Capa criada por Nadir Silveira Dias sobre obra de Alma-Tadema (Sir Lawrence, 1836-1912), Um Mirante (1895). Óleo sobre tela 64,2 (a) x 45 (l) cm – Coleção particular
“Três mulheres romanas observam o retorno das galeras. Esta obra encantadora transmite, ao mesmo tempo, uma sensação de altura e de calor do sol. O tecido das roupas das mulheres, a balaustrada de mármore e o animal de bronze são representados detalhadamente. No tratamento dado às mulheres e ao mar, bem abaixo, o artista revela sua grande habilidade em lidar com a perspectiva. Pintor holandês que se mudou pra a Inglaterra em 1870, Alma-Tadema teve uma carreira de sucesso e granjeou honrarias pessoais e profissionais em vida. Seus retratos neoclássicos da vida em Roma, na Grécia e no Egito antigos eram muito apreciados na sociedade vitoriana. Também revelavam o grande conhecimento que o artista tinha de arqueologia e história social. Em muitas oportunidades Alma-Tadema foi solicitado para projetos de encenações teatrais, particularmente para a produção de Coriolanus, de sir Henry Irving, no Lyceum Theatre de Londres.” (in O Livro da Arte, do original The Art Book, tradução Monica Stahel, Livraria Martins Fontes Editora, São Paulo, 1999, p.8)

Enquanto criação literária reúne textos poéticos, poesias e prosas que, se no presente não constituem obras de valor literário reconhecido, bem podem, no futuro, vir a ser o que hoje ainda não são.

É, aliás, o que se depreende da leitura da primeira orelha, em que o Organizador diz o seguinte:

Na senda de fomento de suas atividades e da estruturação da sua área de publicações, a Sociedade Partenon Literário, difundindo talentos e evidenciando novos valores da criação literária, depois de “Gênesis” e “Caminhos”, apresenta “Miradouros”, o volume III da Coleção Autores Reunidos que, nas alas da poesia, da prosa, objetiva o intercâmbio entre pessoas, cidades, países.

Nesse contexto, a Coleção Autores Reunidos é a conexão da Sociedade Partenon Literário com o mundo, num tempo em que a globalização semeia funestos e deletérios efeitos, temos nós, poetas, prosadores, artistas, músicos e apreciadores, a obrigação de semear e colher os efeitos benéficos que ela pode oferecer. E este contato com as pessoas, com o mundo e seu intercâmbio no campo das próprias relações, nas alas da poesia e da prosa, é e será sempre sumamente gratificante! Muito êxito!!!

No expediente “A Palavra do Presidente”, a entidade discorre sobre o seu auspicioso crescimento institucional no ano de 2005, expresso por inúmeras atividades culturais, criativas e criadoras, além do Desfile Temático da Semana Farroupilha 2005 e da reativação da Tribuna Livre, muito usada pelos próceres de 1868, na qual Luciana de Abreu foi a primeira mulher a fazer uso de um púlpito para falar aos homens a estes a ouvi-la, a convite de Apolinário Porto Alegre, o rio-grandino nascido em 1844, que de tanto gostar de Porto Alegre também adotou o seu nome.

A contracapa, por sua vez, mostra a imagem do saite da entidade: www.partenonliterario.fhp.com.br, assinalando uma maior inserção de sua atividade na internete, no mundo da mídia digital.

O lançamento da obra Antologia Literária "MIRADOUROS", de autoria coletiva, volume III da Coleção Autores Reunidos da Sociedade Partenon Literário, ocorrerá às 18 horas de 28.10.2005 no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – O Tempo e o Vento Café – Mezanino, na Rua dos Andradas, n° 1.223, Porto Alegre, RS.

A Sessão de Autógrafos da obra Antologia Literária "MIRADOUROS", de autoria coletiva, volume III da Coleção Autores Reunidos da Sociedade Partenon Literário, ocorrerá às 15h30min - sexta-feira - 11.11.2005 no Memorial do Rio Grande do Sul – na 51ª Feira do Livro de Porto Alegre (http://www.feiradolivro-poa.com.br).

http://www.cpovo.net/jornal/a111/n42/html/21parten.htm

MIRADOUROS - livro coletivo de poesia e prosa - Volume III da Coleção Autores Reunidos, da Sociedade Partenon Literário, de 1868, re-fundada em 1997. Organizador Nadir Silveira Dias, 104 pp., 14x21, com abas, ISBN 85-89401-38-3, 1ª Edição, 2005, Nadir Silveira Dias Editor, Porto Alegre, RS, Brasil.

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 06/10/2005
Reeditado em 06/02/2006
Código do texto: T57396
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1036 textos (153804 leituras)
4 e-livros (380 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 13:51)
Nadir Silveira Dias