DO CORAÇÃO DE UM MÉDICO POETA

DO CORAÇÃO DE UM MÉDICO POETA

Tenho em mãos uma obra literária de valor imensurável, presente que recebi do nobre poeta Dirceu Azevedo Vasconcelos, distintamente autografada, constituindo-me grande honra e alto apreço.

O referido livro intitula-se “DO CORAÇÃO DE UM MÉDICO POETA” e compila 183 poemas, tendo como público-alvo adolescentes e adultos que amem a boa leitura, em conteúdo seguro, como uma forma de deleite e lazer.

A poesia tem a propriedade de transportar o leitor a mundos nunca dantes conhecidos e isso, o nosso caro poeta Dirceu o faz com maestria, já que seu estro poético brota do mais íntimo do coração, num misto de perfeição e encantamento. E tudo que emana do coração, vai ao encontro do coração do outro.

A simplicidade com que tece seus versos brancos e livres, não afasta a certeza de que domina os meandros da nossa “Flor do Lácio” inculta e bela. É do quotidiano que ele busca inspiração para desenvolver os temas, o que torna a leitura fluente, sem uso de metáforas ou palavras necessárias de serem recorridas ao dicionário, o que faz perder muito do interesse do leitor. A repetição de expressões traz ênfase e beleza ao estilo romântico, que reveste todos os seus poemas, num exacerbado lirismo puro e maravilhoso. O amor está presente em todas as suas nuanças em forma de paixão, solidão, família, saudade.

No livro “DO CORAÇÃO DE UM MÉDICO POETA”, a família é a fonte de sua maior inspiração em que derrama o amor mais puro, uma espécie de adoração que o leva ao sofrimento e ao isolamento. A tristeza está presente em todos os poemas, onde fala de sua introspecção como verdadeiras amarras ao seu mundo interior. Somente através da poesia, encontra a liberdade, dá asas à imaginação e voa no dorso dos ventos aventureiros.

Falar do poeta Dirceu Azevedo Vasconcelos é colocá-lo entre os maiores ícones da nossa Literatura Contemporânea, reservando-me o direito de honrá-lo, por ser um ilustre conterrâneo cearense e que ocupa lugar de destaque em nossa sociedade pelos serviços prestados como médico competente e respeitável. Como sua confrade, reconheço o valor do poeta frente ao qual me considero, senão, um átomo no universo da poesia.

Parabéns, nobre poeta! Que Deus o ilumine sempre! Que a sua inteligência arguta seja um farol a levar a luz aos que precisam, através de sua poesia encantadora, amenizando o sofrimento da alma, e ou através da dedicação médica, amenizando o sofrimento do corpo.

Obrigada pela oportunidade.

Recomendo a leitura deste precioso tesouro literário, vale a pena conferir.

Maria de Jesus Araújo Carvalho.

Fortaleza, 20/09/2016

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 20/09/2016
Código do texto: T5766904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.