Thomás Tristonho: um garoto que acredita ter o poder de entristecer tudo o que toca.

(Autores: André Saito, Cesar Nery, Fê Sztok, Pedro Hefs, Rodrigo Pagianotto, Rodrigo Scapolan e Rodrigo Usberco.)

O livro conta a história de Thomás, um garoto que, a princípio, acreditava ser dono de uma tristeza sem fim, incapaz de aproveitar os pequenos e felizes momentos da vida. Ele não conseguia se relacionar com as pessoas e com o espaço, pois achava que entristecia tudo aquilo que tocava. Essa insegurança acabava influenciando fortemente suas relações com aqueles que estavam a sua volta.

O livro mostra, através de interpretações livres, já que é composto por imagens e não possui nenhuma palavra, a maneira como Thomás enxergava seus momentos tristes, tentando passar sensações que lembrassem esse sentimento.

Thomás não só vivia entristecido, mas também espalhava tristeza. Esse sentimento parece ter relação direta com as inseguranças que a vida traz e com o desafio que é aventurar-se a viver. A fragilidade que o personagem apresenta é uma espécie de autodefesa em relação as dificuldades e os medos que poderia encontrar ao longo do caminho.

Thomás só deixa de emanar tristeza e de ser um garoto triste quando por um impulso e através de um ato de coragem resolve tocar e deixar ser tocado, sem medo, receio ou alguma proteção. Ele percebeu que não era mais tristonho quando enfrentou suas fragilidades.

A ideia de ser um livro só de ilustrações dá espaço para que cada leitor interprete levando em consideração suas próprias experiências pessoais.

camifls
Enviado por camifls em 27/10/2016
Código do texto: T5805309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.