O papel do diretor na atual organização de ensino público paulista

CORTINA, Roseana. O papel do diretor na atual organização de ensino público paulista. In: Origens do Diretor Escolar as SEE/SP

• “O movimento de renovação educacional iniciado na década de vinte intensifica-se a partir de 1930 e algumas modificações se fazem sentir.” (p.59)

• “A Associação Brasileira de Educação, a partir de 1927, passa a realizar Conferências Nacionais sobre Educação contribuindo para formar uma consciência educacional, e com a realização da IV Conferência NCIONAL SOBRE Educação, em 1931, é lançado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, uma proposta de reorganização da educação brasileira.” (p.60)

• “Dentre os pontos mais importantes da reforma de Francisco Campos, pode-se destacar a integração entre a escola primária, secundária e superior e a elaboração de um estatuto para a universidade, o que, de certa forma, atende à necessidade de implantação dos estudos secundários seriados e de articulação dos diversos níveis de ensino, causada pela industrialização acelerada e o intenso processo de urbanização que se seguiram ao período de 1930.” (p.60)

• “Em alguns Estados, educadores, envolvidos com a discussão da teoria da escola nova, participam do planejamento e da reformulação do sistema escolar.” (p.61)

• “A fundação da Universidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1934, é um acontecimento de destaque para o sistema escolar, pois representa a possibilidade, pela primeira vez, de formação de professores para a escola secundária.” (p.62)

• “A formação universitária ocorre paralelamente à instituição e organização de uma rede de escolas secundárias e normais.” (p.63)

• “Ressurge a discussão em torno da necessidade de uma lei sobre as diretrizes e bases da educação nacional e o debate sobre o projeto de lei, apresentado em 1947, domina e cenário da política educacional até 1961.” (p.65)

• “A partir de 1958, gradativamente, a exigência de diploma do curso de Administradores Escolares foi se estabelecendo como titulação mínima para inscrição ao concurso de diretores.” (p.65)

• “Esse processo de valorização da formação em pedagogia, culmina em 1968 quando passa a ser exigida a licenciatura em pedagogia com habilitação em administração escolar para o provimento do cargo de diretor escolar (...) Essa legislação estipulava um prazo de cinco anos para a regularização da situação dos integrantes do magistério." (p.66)

• “A estrutura administrativa do sistema de ensino sobre a reformulação, tendo sido criadas as Divisões Regionais de Ensino, instâncias responsáveis administrativamente por determinada região do Estado.” (p.67)

• “Pode-se perceber que, com as propostas de modificações no sistema de ensino paulista, o cargo de diretor de escola vai se firmando, como refletem as exigências de qualificação cada vez mais específicas.” (p.68)

• “O CEE interveio, considerando que deveriam ser estabelecidas normas regimentais para orientação das escolas. Elas foram publicadas em fins de 1966, estabelecendo assim um meio termo entre a autonomia e o controle rígido.” (p.70)

• “Sobre o trabalho do diretor, Nadai (1991) afirma que este procurava impor certa conduta à escola, observados dois campos, o interno e o externo.” (p.73)

• “Este capítulo mostra a burocracia, enquanto fenômeno ligado às mudanças sociais e às da própria educação. Por isso aponta para a necessidade de investigar de modo mais aprofundado esse fenômeno.” (p.75)

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Enviado por camifls em 27/10/2016
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