Efésios Capitulo 1

EFÉSIOS

“Nossas igrejas podem se apresentar de várias formas e estilos – reuniões particulares nos lares, grandes assembléias públicas em anfiteatros, cultos religiosos que reúnem milhares de pessoas em um templo, multidões que assistem aos cultos pela televisão ou um sem-número de fiéis de joelhos numa praça pública. As construções podem variars, porém a igreja não se encontra confinada entre quatro paredes. A Igreja de Jesus Cristo é formada por pessoas provenientes de todas as raças e nações, que amam a Cristo e se comprometeram a servi-lo”. (Biblia de estudo – aplicação pessoal)

Sabemos que a carta que Paulo escreveu neste livro foi direcionada à toda igreja de Éfeso e às igrejas de outras regiões para lhes transmitir um abrangente ensino sobre como deveriam alimentar e manter a unidade da igreja.

Por conviver na cidade de Éfeso por quase 3 anos, Paulo conhecia muito bem os seus irmãos em Cristo, por isso inicia a sua carta com uma saudação dizendo : “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus: [...] 1:1“ . Ser reconhecido como “ Fiel em Cristo Jesus” é uma honra para qualquer cristão, o que é necessario fazermos para sermos reconhecidos como um fiel seguidor de Cristo? Devemos manter a nossa fé dia após dia, sendo fiéis independente das circunstâncias da vida, para assim sermos reconhecidos como fiéis em Cristo Jesus.

“ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. [...] 1:3 “. Paulo da glória à Deus por Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé, o qual nos abençoou com TODAS as bençãos espirituais nos lugares celestiais; (Todas sf: É um conjunto de coisas atingindo sua amplitude, ou seja, sem deixar nada de fora. Completamente, Totalmente). Através de Cristo, recebemos todos os benefícios de conhecer a Deus, fomos escolhidos para receber a Salvação, perdoados e adotados como seus filhos, recebemos a esperança da vida eterna com Cristo. Paulo bendiz à Deus pois sabe que se não fosse por Cristo, não haveria esperança para a humanidade. Oque está escrito em Romanos 11:36 , para demonstrar a grandeza e glória de Deus também pode ser usado nessa passagem: “Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.”

Fomos eleitos por Deus muito antes da nossa existência (Predestinação), não temos crédito algum em nossa salvação porque tudo o que recebemos veio de Deus através de Cristo. É dificil compreendermos como Deus poderia nos aceitar, mas , por causa de Cristo, nos tornamos santos e irrepreensíveis aos olhos de Deus, somos considerados como se nunca houvéssemos pecado. Fomos predestinados para sermos filhos de adoção por Jesus segundo o consentimento de Deus. Ef 1:4,5. Paulo escreve dessa maneira à igreja de Éfeso para mostrar como nosso relacionamento com Deus é forte, já que naquela época na lei romana, os filhos adotivos tinham os mesmos direitos e privilégios que os filhos biológicos, mesmo que anteriormente tivessem sido escravos.

“[...] Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofenas, segundo as riquezas da sua graça [...] 1:7 “. Em Cristo, tivemos os nossos pecados apagados, fomos perdoados e redimidos. Redenção era o preço pago para obter a libertação de um escravo, por isso Paulos nos diz que temos a redenção pelo sangue de Cristo, no Antigo Testamento o perdão estava baseado no derramar do sangue dos animais, por isso Jesus teve o seu sangue derramado na cruz para que houvesse perdão pelos nossos pecados, o que mostra que devemos ser eternamente gratos à Ele.

Deus enviou Jesus ao mundo para nos salvar e para nos unir como corpo cuja a cabeça é Cristo. A igreja de Cristo deve ser unida, quando não há união, não há corpo de Cristo, e onde não há corpo de Cristo não há Igreja. Esse é o plano de Deus até a consumação dos séculos para que seja cumprido o que se diz em Apocalipse 7:9 “[...]Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.”

Paulo finaliza esta carta dando graças à Deus pela vida dos irmãos de Éfeso, e pede à Deus para que os dê conhecimento e espirito de sabedoria e de revelação Ef 1:16,17. Lembrando que a carta à igreja de Éfeso foi direcionada por Paulo também para todas as igrejas, apesar de antiga, esta carta é atual às igrejas de hoje, nesse primeiro capitulo Paulo reserva uma parte para bendizer ao Senhor por Jesus Cristo, mas finaliza nos dizendo que devemos ser unidos como igreja, não devemos tentar trabalhar, servir ou adorar por nossa própria conta. Precisamos do corpo inteiro.

“ Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” 1 Corintios 12:12

Igor de Sousa
Enviado por Igor de Sousa em 04/01/2017
Código do texto: T5871843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.