O marechal de costas by José Luiz Passos

Esta é uma história em dois planos sobre a trajetória do Marechal Floriano Peixoto, de menino sem recursos do interior de Alagoas a Presidente da República do Brasil, consagrado como o Consolidador da República. Este livro surge num momento em que no Brasil um vice também se torna presidente da república em plena vigência do mandato da titular.

Em “O marechal de costas”, o leitor desfruta dos encantos da refinada prosa do autor no que concerne a formação da imaginação moral de um personagem. Floriano é fisgado pelo mito napoleônico (como tantos jovens de sua época), tem uma rígida formação militar positivista, luta na guerra contra o Paraguai; ao mesmo tempo, é obcecado por vaginas, mantendo uma caderneta com desenhos de várias formas do órgão sexual feminino.

No decorrer da leitura, o encanto se desfaz, os segmentos digressivos se multiplicam; e, quanto à vida de Floriano, já presidente, sucumbi a resumos de fatos históricos, sem nenhum traço autoral mais relevante; pelo contrário, parece mais um hábil trabalho acadêmico, que não nos ajuda a compreender melhor a figura do Marechal de Ferro. Embora trace com apuro o perfil de Dom Pedro II e do Império.

Intercalando habilmente passado e futuro, o autor nos apresenta um núcleo narrativo contemporâneo (incluindo inclusive o impeachment da Presidente Dilma Roussef ) no qual uma suposta bisneta de Floriano trabalha como cozinheira de uma família abastada no Rio de Janeiro.

Não se trata de um livro caricato ou raso. Vale a leitura.

Iliana
Enviado por Iliana em 09/01/2017
Código do texto: T5876694
Classificação de conteúdo: seguro