RESENHA PARA O LIVRO "ODISSEIA POÉTICA" DO POETA ANTENOR ROSALINO

RESENHA PARA O LIVRO “ODISSEIA POÉTICA” DO POETA ANTENOR ROSALINO. _ 11

Acabo de receber do meu amigo poeta ANTENOR ROSALINO, nascido em Araçatuba – SP, um valioso presente que me trouxe alegria e emoção, um exemplar de seu livro “Odisseia Poética, que tive a honra e alegria de prefaciar.

A publicação do referido livro é fruto do 1º Concurso Nacional de Poesias, realizado no ano de 2015, pela Ordem dos Poetas do Brasil (OPB), no qual, o poeta Antenor obteve o 1º lugar.

Esta obra de imenso valor cultural está compilada em 100 poemas, sendo que nos 06 últimos o poeta presta homenagem aos seus familiares, formando um total de 126 páginas iluminadas pelo brilho das estrelas.

Falar da poeticidade de Antenor é colocá-lo entre os maiores ícones da nossa Literatura Lírica Contemporânea, como uma Estrela maior a nos encantar e deleitar com sua soberania inenarrável. São poemas tecidos à luz dos arrebóis, onde o poeta se reveste da magia cósmica para transmitir mensagens de paz aos leitores que os leem e o admiram. Sua poesia também canta a esperança e as aleluias do amor, mostrando assim que qualquer ser humano pode alçar voo para as regiões mais altas do sonho. Às vezes, chega a comover quando relembra os arrebóis carmesins. O poeta decanta ainda, as dificuldades e sofrimentos de seu país, num lamento profundo, exortando os patrícios a lutarem por um futuro melhor. Seja em qual for a situação, como lembrar de sua infância e adolescência ou mesmo no presente, na fase outonal, seu estro poético é de uma beleza rara, encantadora e elegante, delineando versos diluídos em poeira de estrelas.

Vou deixar para o público leitor, principalmente o grande séquito que acompanha o nobre poeta, nos sites e nas redes sociais, conferir a maravilhosa poeticidade que emana de seu versejar. Apenas visualizarei a última estrofe do poema “Amarras Estelares” em que, para meu sentir, Antenor atingiu o clímax de lirismo puro e ímpar. Veja:

“As auroras brilharão

Quando, então, desprenderei

Teus laços das estrelas,

Para amarrar-te também

Neste sol dos dias meus.”

Que lindo! O amor voejando nos braços da poesia.

Parabéns, nobre poeta! Que Deus abençoe e ilumine cada vez mais o seu talento, sua inteligência, superando os momentos difíceis para atingir seus objetivos. Continue brilhando no firmamento de nossa literatura, pois assim o intitulei “O Poeta das Estrelas.”

OPS. Recomendo a leitura deste valioso tesouro cultural. Vale a pena conferir.

Maria de Jesus Araújo Carvalho.

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 16/01/2017
Código do texto: T5883982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.