Enquanto houver champanhe há esperança

Uma biografia de Zózimo Barrozo do Amaral by Joaquim Ferreira dos Santos

O papel do colunista social e suas relações com a elite é a tônica deste livro. Zózimo Barrozo do Amaral e antes dele Ibrahim Sued, ambos no Rio de Janeiro se notabilizaram por criar uma marca pessoal seguindo os passos do antológico Jacinto de Thormes para representar o que fazem de suas vidas, quais os critérios de valores que possuem e como convivem as elites da sociedade.

Este gênero nasceu e se desenvolveu na imprensa americana num estilo de notas curtas e sincopadas sobre artistas, celebridades, milionários, figuras excêntricas, autoridades e outras pessoas da sociedade que pudessem ser destaque na coluna.

Na coluna social de Zózimo Barrozo do Amaral no Jornal do Brasil, independente do “savoir faire” deste “métier” destaca-se o fato da política aparecer nos textos do colunista durante a ditadura militar, quando, ironicamente, antes denominadas como triviais e fúteis, as colunas contribuíram com informações sobre os bastidores do poder, ainda que em grande parte de maneira disfarçada, em que somente os mais informados entendiam.

Lembro-me do meu pai lendo atentamente a coluna Zózimo do JB todas as tardes quando chegava do trabalho... Acho que por isso que comprei o livro. Se eu tivesse vivido no Rio ou fosse carioca curtiria mais a leitura.

Iliana
Enviado por Iliana em 23/01/2017
Reeditado em 23/01/2017
Código do texto: T5890420
Classificação de conteúdo: seguro