É POSSÍVEL ENCONTRAR RESPOSTAS ABSOLUTAS EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL

De acordo com a leitura da obra O príncipe, não podemos afirmar que hajam respostas absolutas. Para embasar nosso argumento acerca desse assunto recorreremos a algumas partes do texto que possam ilustrar.

Primeiramente diríamos que Maquiavel sempre se utiliza de casos e pessoas reais, sejam elas da sua época ou não, para formular suas respostas de como conquistar e manter os principados. Ele faz uma espécie de análise dos principados que deram certo e dos que decaíram ao longo da história e aponta os erros e/ou acertos do príncipe. Um exemplo disso é quando Maquiavel fala sobre os principados mistos e usa o exemplo de Luís: “Luís cometeu, portanto, cinco erros: acabou com menos poderosos, fortaleceu ainda mais um poderoso da Itália (o Papa), chamou um estrangeiro poderosíssimo, não veio habitar na Itália e não fundou colônias [...]” (MAQUIAVEL, s.d. p. 39).

Maquiavel não se preocupa em dar respostas ou receitas prontas tiradas de sua própria cabeça ou baseadas em teorias, ele analisa os principados e suas problemáticas e assim aponta os erros e os caminhos que podem ser percorridos para conseguir o poder e mantê-lo.

Não é interessante pensar que Maquiavel dá respostas absolutas em O Príncipe, porém, ele sugere caminhos, atitudes e estratégias para a conquista e a manutenção dos principados. Um ponto interessante sobre essas atitudes ou caminhos sugeridos por Maquiavel é na página 45 quando ele fala acerca dos principados que antes de serem ocupados se regiam por leis próprias:

Quando se conquistam estados que se governam por suas próprias leis e vivem em liberdade, existem três modos de conservá-los: o primeiro é aniquilá-los; o outro é ir habitá-los pessoalmente; e o terceiro deixá-los viver sob suas leis, cobrando-lhes tributo e organizando um governo de poucas pessoas que se conservem fiéis ao conquistador. (MAQUIAVEL, s.d. p. 45)

Nesse parágrafo que lemos podemos observar que ele sugere resoluções para a manutenção do principado, mas não podemos afirma que haja respostas absolutas para as questões abordadas por ele. Até pelo fato de existir inúmeros tipos de principados, e, para cada principado existe uma orientação de como o Príncipe deverá agir na conquista e na manutenção de forma a conservá-lo e exercer seu poder sem o risco de perdê-lo.

Por exemplo, quando ele fala das causas que levaram os príncipes da Itália a perderam seus estados, no Capítulo XXIV. Ele vai falar que “um príncipe novo é muito mais observado do que aquele que recebe o governo por herança […]; em seguida ele vai falar sobre o Rei de Nápoles e o Duque de Milão que perderam seus estados. (MAQUIAVEL, s.d. p. 118). O que reforça mais uma vez que, não encontramos respostas absolutas na leitura de O príncipe de Maquiavel.

2. HÁ UMA REFUNDAÇÃO DO PODER POLÍTICO EM O PRÍNCIPE.

Maquiavel com sua obra O príncipe, concentra-se nas técnicas que um político de sucesso deve se utilizar para alcançar seus objetivos, e para isso, deve buscar essas convicções com força e coragem e empregando qualquer meio que seja necessário.

É possível compreender que há uma refundação sim do poder político em o príncipe, principalmente porque ele usa muitos exemplos de principados que caíram por causa da utilização de estratégias de governo erradas. Sejam por falta ou por excesso de da parte do príncipe.

Não podemos usar o conceito de justa medida ou ética para falar acerca da forma de governar defendida por Maquiavel em O Príncipe, porém a proposta elencada por ele ao longo dessa obra é uma refundação do poder político no que se refere às instâncias do poder, a forma como esse poder é aplicado e as estratégias para manter o principado e o poder sobre os homens.

É possível observar que Maquiavel não defende a tirania, não porque ele defenda o direito inalienável à liberdade, mas por considerar as tiranias instáveis, cruéis e inconstantes.

REFERÊNCIA

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe (Trad. Antonio Caruccio-Caporale). São Paulo: L&PM Editores: Porto Alegre, 2011.

Diana Inácio
Enviado por Diana Inácio em 09/02/2017
Código do texto: T5907153
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.