O PAPEL DA METÁFORA BARROCA NO JOGO LÚDICO EM AFFONSO ÁVILLA

ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções no mundo Barroco I. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.

Surgido num período histórico marcado pelo conflito da dualidade, onde Catolicismo e Protestantismo iniciavam uma luta por fieis, o Barroco apresenta, em sua essência, a dramaticidade e agonia como forças que impulsionam e sustentam sua estética. E são esses dois elementos, essas duas forças, que fazem do barroco um fenômeno mais complexo, na verdade um estado de espírito da alma humana, que pode emergir em qualquer período e que terá nas manifestações da arte a sua forma mais sublimadora.

Por se tratar de uma arte que nasceu num período de dualidade e de conflito, onde o homem necessitava relatar a tensão vivida na época, a arte barroca, especificamente a literária, usava e manipulava as formas estéticas como instrumento de expressão, explorando, metaforicamente, uma realidade que não se podia captar. Como o artista barroco precisava representar o mundo e a crise pela qual passava, mas não podia fazer de forma explícita, ele o fez codificando a linguagem, através de formas ampliadas e enriquecidas de sentido (p.62).

Essa codificação da linguagem, como forma de expressão das tensões ideológicas e sociais vividas pelo homem, é o que Ávila chama de ‘Jogo Lúdico’, que se trata de um imaginário que modifica as formas, uma vez que a literatura barroca queria dizer visualmente algo mais do que podia, numa forma de adensamento de sua arte, recorrendo ao uso das metáforas para cobrir uma realidade que não podia ser revelada inteiramente, mas sim por meio de alusão . O escritor do barroco procurava criar uma nova realidade através da linguagem e, para isso, recorreu frequentemente ao jogo lúdico, especialmente às metáforas, para ornamentar a criação verbal e torná-la um universo complexo.

O Jogo Lúdico tem a metaforização como uma das duas grandes linhas condutoras de tensão na linguagem literária barroca. A metáfora barroca tem maior prevalência no lirismo e da à palavra poética um status de coisa, de objeto, transformando a poesia num código de sinais estéticos, num idioma-arte. Como a obra barroca era dirigida mais ao sentido que à razão, a metáfora era usada como um apelo ao lado sensual e terreno do homem dilemático, que tinha o anseio de identificar no texto o significado exato de seu papel no mundo.

Diante de uma realidade que o pressionava, impedindo-o de se expressar abertamente, o artista teve como saída uma extrema estetização da palavra, uma articulação metafórica pura, “que chegaria algumas vezes a ganhar o caráter de uma verdadeira metapoesia” (p.96). A metáfora dentro da estética barroca contorcia a linguagem, encurvava o discurso, tirando-o de sua linearidade e criando algo novo enquanto a forma e sentido, uma nova maneira de expressar seu sentimento de angústia existencial, contendo-o e disfarçando-o, mostrando-o de forma labiríntica, no lugar do velho lirismo petrarquiano.

Para o Barroco a metáfora é uma busca de inovação e uma operação de analogias que possibilita, à matéria verbal, uma multiplicidade de sentidos e uma duração imaginária infinita. Ela permite, ao artista, criar um universo ornamentado, complexo e repleto de impressões sensoriais, que se tornará em uma nova realidade, construída através da linguagem (p.99).

Devido ao uso carregado do jogo, em especial da metaforização, a arte barroca foi acusada de manipular com certa gratuidade o lúdico, deixando, assim, a linguagem sem carga semântica, preocupando-se apenas com a estética. Mas o artista barroco não usa o jogo de forma alienada, ele o emprega como um instrumento de liberdade e rebeldia, e todo e qualquer elemento presente na arte barroca está lá intencional e propositalmente. O ludismo para esse artista não limita e sim expande, não apenas o criador, como também o espectador, uma vez que ativa a sua criatividade diante da obra.

O Barroco foi uma estética que nasceu para expressar a tensão vivida por uma sociedade, e sempre que o homem se sentir acuado por uma circunstância social ou ideológica, ele recorrerá ao jogo para se expressar, fazendo presentes todos os elementos barroquizantes, e dentre eles está a metáfora.

Roberta Cavalcanti
Enviado por Roberta Cavalcanti em 18/04/2017
Código do texto: T5974450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.